Atividades on-line
EM POUCAS PALAVRAS…
Reflexão de cenas e cenários da Mediação de Conflitos. Uma coletânea de e-Books com dicas práticas de como cuidar das negociações e do diálogo.
LEIA COMIGO
Leia Comigo tem como propósito abordar as boas práticas por meio da releitura de obras que oferecem ideias de valor ao exercício da Mediação e da Facilitação de Diálogos. A cada título, a especialista e fundadora do MEDIARE, Tania Almeida, apresentará uma seleção de destaques práticos com o intuito de oferecer um diferencial para a atuação dos profissionais da área, somadas às valiosas reflexões coletadas durante seus 25 anos no exercício da Mediação.
NEWSLETTER – SHORT TALKS SOBRE SOFT SKILLS
Newsletter, na plataforma Linkedin, com o objetivo de compartilhar reflexões sobre habilidades socioemocionais humanas – Human Soft Skills
Vídeos produzidos
Pão de Queijo
Mediação de Conflitos: Questão Societária em Empresa Familiar.
Torta de Melancia
Projeto de Mediação Comunitária para Iletrados.
Livros publicados
CAIXA DE FERRAMENTAS EM MEDIAÇÃO
2014. Aportes práticos e teóricos. Edição impressa e e-book.
“A leitura ‘horizontal’ recomendada por Tania Almeida levou-me a descobrir no trabalho as raízes do estruturalismo, remontando a Marshall McLuhan com o livro ‘O meio é a mensagem’ (1967) em que o próprio meio (ou método) constitui a verdadeira mensagem. Agora, é esperar que os Tribunais acolham a abertura que o livro de Tania Almeida inspira, deixando capacitadores e mediadores judiciais livres para construir sua ‘opera aperta’. E se a meditação judicial assim se desenvolver no Brasil, o exemplo certamente se estenderá à mediação extrajudicial. Este é o caminho a seguir, e a obra ora apresentada constitui, por si só, um exemplo de boa ferramenta a ser utilizada. O meio é mensagem, Mestre McLuhan.”
Ada Pellegrini Grinover
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS PARA INICIANTES, PRATICANTES E DOCENTES
2020. Edição impressa
“O livro ‘Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes’ é coordenado pela Professora TANIA ALMEIDA, Diretora-Presidente do MEDIARE, com outras duas respeitadas especialistas, Professora SAMANTHA PELAJO, Presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ e Professora EVA JONATHAN, Docente e Pesquisadora da PUC-RIO. Contém três partes: uma a respeito da Mediação para Iniciantes, outra sobre a Mediação de Conflitos para Praticantes e uma terceira, destinada à Mediação de Conflitos para Docentes. Idealizado de forma a conter “aportes teóricos e práticos sobre o método colaborativo de resolução de conflitos”, com a colaboração de “mediadores e docentes com experiência consolidada”. Com toda a certeza, a importante obra cumprirá os propósitos colimados pelas Coordenadoras, que são os de a) ‘tornar a Mediação de Conflitos mais conhecida pelas pessoas’, b) ‘contribuir para a instrumentalização de profissionais de Mediação, sejam eles principiantes, experientes ou docentes’ e – certamente o mais importante – o de c) ‘fomentar a pacificação social, favorecendo uma mudança de paradigma cultural em direção à Mediação de Conflitos como método colaborativo e autocompositivo de resolução de controvérsias’. Kazuo Watanabe A rigorosa seleção de conteúdo voltada sequencialmente a principiantes, praticantes e docentes, conjugada com a criteriosa escolha dos autores, atende plenamente o instituto da mediação para grupos tão diversos, devido ao dedicado empenho de cada autor.
Nancy Andrighi
CAIXA DE FERRAMENTAS II – NOVOS APORTES
2023. Edição impressa e e-book.
Caixa de Ferramentas II chega para complementar a obra “Caixa de Ferramentas ― aportes práticos e teóricos” em conteúdo e em diversidade temática. Produto dos mindsets de distintos autores, convidados a colaborar com ferramentas não abordadas na primeira edição, a multiplicidade de suas produções vem corroborar com a ideia de que a Caixa de Ferramentas da Mediação se mantém aberta a novas contribuições, aditando aportes aos já existentes, a qualquer tempo. O caráter transdisciplinar da Mediação valida essa abertura à permanente ampliação de recursos, vindos de distintas disciplinas. Mantido o layout da primeira obra ― objetivo, operacionalização e impacto esperado de cada ferramenta, assim como o suporte teórico que lhe confere alicerce ―, o leitor conversará com as ideias de distintos praticantes da Mediação e de alguns teóricos que lhe emprestam suas reflexões.