• blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank

A parceria MEDIARE e Jardim Botânico (JBRJ), por meio do seu Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS), tem por objetivo desenvolver e/ou aprimorar habilidades pessoais para os diálogos do cotidiano (no trabalho, na escola, com os vizinhos e com a família).

O Projeto oferece oficinas mensais de conteúdo prático e reflexivo que visam, igualmente, oferecer habilidades para o manejo dos conflitos de maneira positiva e produtiva, preservando a relação entre as pessoas e buscando soluções de benefício mútuo.

É direcionado aos educandos – jovens adolescentes que integram o Projeto Florescer da Escola Nacional de Botânica Tropical, e seus responsáveis.

Com alegria, é mais uma das atuações de cunho social do MEDIARE.

Coordenadoras

Desde 2019 Maria Cláudia Lins Bezerra de Mello e Raquel Saadi trabalham juntas na co-coordenação do Projeto Florescer, do Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS), em Parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Ambas atuam como docentes na introdução e aprimoramento da Oficina de Facilitação de Diálogo e Resolução de Controvérsias, junto aos educandos e a seus responsáveis.
Atuam também, sob demanda, como Facilitadoras de Diálogos junto à equipe do CRS.

blank

Iniciou sua carreira como advogada cível e trabalhista, na área de contencioso, por essa razão fez uma pós graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Candido Mendes. Com o tempo migrou para área de gestão e resolução de conflitos em empresa familiar concluindo um mestrado em Análise e Gestão de Políticas Internacionais: Resolução de Conflitos e Cooperação para Desenvolvimento pela PUC/RJ. Mediadora certificada pelo Mediare e IMAP, com certificação Internacional pelo ICFML, com curso de extensão em Mediação e Arbitragem pela FGV/RJ, Práticas Colaborativas pelo IBPC e Conscious Contracts nos EUA. É gestora patrimonial, Mediadora Privada, Judicial do TJRJ e Defensoria Publica RJ, coordenadora da parceria Mediare/CRS/JBRJ, co-coordenadora no projeto Mediação Para Todos na parceria Mediare/TozziniFreire Advogados e professora convidada do Centro de Responsabilidade Socioambiental da Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro desde 2014. Colaboradora da pesquisa que resultou a publicação do livro Mediação comunitária no Brasil: diálogo entre conceitos e práticas.

blank

Engenheira Civil Formada pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ-1983), Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ-1990), Pós Graduação em Análise de Sistemas pela PUC-Rio-1993. Iniciou uma transição de carreira em 2017, utilizando sua experiência em empresas de grande porte e familiar. Certificou-se como Mediadora Extra Judicial de Conflitos pelo Instituto Mediare (2018) / Certificada N1 (ICFML), Julgados de Paz e Mediadores Privados de Portugal pelo (2022) / Pós-Graduada em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos pela Universidade Católica de Direito do Porto (Portugal) / Mediadora Judicial pela Emedi- Escola de Mediação do TJRJ (2023) e Mediadora Judicial em SP – Instituto Paulista de Mediação e Cursos pelo IPMEC (2024). Trabalhou na Defensoria Pública do Rio de Janeiro e na Câmera de mediação Institucional da OAB/RJ. Atualmente atua no CEJUSC Capital pelo TJRJ e no CEJUSC Jabaquara pelo TJSP. Coordena o Grupo de estudos Boas Práticas, sendo responsável pelo Grupo de Leitura. Atuo no projeto Mediação Para Todos na parceria Mediare/TozziniFreire Advogados e também no Centro de Responsabilidade Socioambiental da Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.