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Soft Skills para os Diálogos da Governança & Mentoria

Este curso foi formatado para ampliar habilidades socioemocionais (soft skills) em lideranças corporativas, voltado a quatro objetivos primordiais:

  • à comunicação interpessoal
  • às negociações do cotidiano corporativo
  • à gestão de conflitos
  • às tomadas de decisão por consenso e/ou colegiadas
  • à articulação de soft skills com tendencias no cenário corporativo

A apresentação da Mediação de Conflitos, recurso contemporâneo de resolução de controvérsias, assim como de ferramentas de comunicação, de negociação e de tomadas de decisão, utilizadas no procedimento, servirão de inspiração para compartilhar as habilidades mencionadas.

A oferta de 1h (uma hora) de mentoria para os integrantes tem por objetivo identificar suas maiores e menores habilidades socioemocionais, visando chamar a atenção do participante e da docente para os temas mais carentes de aprimoramento.

A Mentoria estará orientada ao autoconhecimento, especialmente relacionado aos objetivos e pilares teóricos acima identificados. Por incluir relatos e reflexões relativos ao autoconhecimento ou a questões corporativas do profissional-aluno, a confidencialidade é compromisso que rege esse segmento do curso.

Os participantes serão estimulados a articular o conteúdo programático com suas maiores e menores habilidades, visando seu aprimoramento, em particular.

Serão temas de exposição e conversa:

  • Paradigmas e Agendas da Atualidade – contextualizando o aprendizado a ser oferecido com relação a cenas da atualidade; a necessidade de mudança contínua de mindset e de atualização permanente de soft skills.
  • Sistema Multiportas de Resolução de Controvérsias – situando a Mediação de Conflitos, dentre outros métodos de resolução extrajudicial de controvérsias, seus benefícios e especiais aplicabilidades no mundo corporativo.
  • O Diálogo como Meio de Entendimento – oferecendo norteadores preconizados pelo Massachussetts Institute of Technology – MIT, para o diálogo produtivo entre diferentes pontos de vista e distintos interesses que almejem o consenso.
  • Generalidades sobre a Dinâmica dos Conflitos – compartilhando uma visão contemporânea sobre os conflitos como  oportunidade para mudanças; construção, escalada e estratégias para o manejo construtivo.
  • A Base Comunicacional da Mediação e dos Diálogos – identificando o manejo de entraves que se constituem em impasses à fluidez do diálogo e às negociações do cotidiano; principais ferramentas.
  • A Base Negocial da Mediação – apresentando a negociação baseada em interesses e valores preconizada pelo Negotiation Project de Harvard, sua correlação com a barganha e suas repercussões no cotidiano corporativo; a inclusão de ativos intangíveis nas negociações – expanding the pie.
  • O Questionamento Apreciativo – focando em um olhar positivo e prospectivo para consultorias e para lideranças corporativas; uma ferramenta motivacional para equipes de trabalho; articulação com a ideias de lideranças que inspiram e com o cenário dos ambientes psicologicamente seguros.
  • A Facilitação de Diálogos com Múltiplas Partes – ampliando ideias sobre a construção de consenso como base para condução de reuniões com múltiplos atores e para tomadas de decisão colegiadas e por consenso.
  • Tendências Temáticas no Mundo Corporativo e Aplicabilidade de Soft Skills (habilidades socioemocionais) – provocando conversas sobre os cenários particulares de cada participante e os impactos esperados, dessas tendências, na cena corporativa; atitudes preventivas e estratégicas.
  • Os ambientes Psicologicamente Seguros – responsabilizando as lideranças; protagonismo da equipe de trabalho; distanciamento da ideia de comando e controle.
  • Neurociência Cognitiva & Comportamental – estabelecendo links entre a Neurociência e as intervenções mais favorecedoras de diálogos produtivos, de gestão de conflitos e de tomadas de decisão.

O suporte bibliográfico, considerando, inclusive, as comprometidas agendas do público participante, estará baseado em textos curtos – newsletters e e-books – de autoria da docente responsável, e será objeto de conversa nos espaços dedicados a consolidações de conhecimento.

Curso de ocorrência on-line e síncrona, pela plataforma zoom, tem carga horária de 24h (vinte e quatro horas) e está formatado para até 12 participantes. A ocorrer às sextas-feiras, de 14h às 18h e aos sábados de 09 às 13h00, em três semanas consecutivas, considera intervalos para o café em cada um dos turnos e tem datas previstas para:

Primeira edição – agosto 2025:

  • 15 (sexta) & 16 (sábado)
  • 22 (sexta) & 22 (sábado)
  • 29 (sexta) & 30 (sábado)

Segunda edição – novembro 2025:

  • 14 (sexta) & 15 (sábado)
  • ⁠21 (sexta) & 22 (sábado)
  • ⁠28 (sexta) & 29 (sábado)

As aulas e a mentoria proposta serão conduzidas por Tania Almeida, exclusivamente. O investimento financeiro é de R$ 9.000.00 (oito mil reais), pagos em até 6 parcelas de R$1.500.00 (um mil e quinhentos reais), e inclui apostila com compilação dos power points que nortearão as apresentações e as referências bibliográficas, além de links de acesso aos textos recomendados para leitura e 1h (uma hora) de mentoria individual.

Informações gerais sobre o curso:

+55 21 99987-5342

Inscrições (após entrevista):

financeiro@mediare.com.br

Tania Almeida da Silva

Tenho formação profissional multidisciplinar. Inicio percurso profissional como médica (1975), com especialização em psiquiatria e neurologia, e ingresso no campo da Terapia de Família, em 1986. Incluo no meu portfolio de trabalho com famílias a Mediação de Conflitos, em 1994, trabalhando inicialmente com divórcios litigiosos de famílias com filhos, envolvendo partilha e, na sequência imediata, com empresas familiares – questões societárias, sucessórias e do relacionamento familiar, que predominam em minha atuação profissional atual, incluindo os temas da governança e mentoria da liderança empresarial.

Meu perfil acadêmico inclui mestrado em Mediação de Conflitos, pós-graduação em Terapia de Família, Sociologia e Gestão Empresarial. Atuei como Consultora do setor de Mediação de Conflitos do Banco Mundial – América Latina (2010-2020), e possuo acreditações internacionais como mediadora de conflitos – Accredited mediator do Centre for Effective Dispute Resolution – CeDR e do International Mediation Institute – IMI, compondo o painel de mediadores do International Institute of Prevention & Resolution – CPR, sediado em NYC.

Integrei a Equipe de Especialistas da Secretaria da Reforma do Judiciário para redigir a Lei de Mediação brasileira e fundei o MEDIARE (1997) – um centro dedicado à Facilitação de Diálogos que visem consenso e benefício mútuo, e à Mediação de Conflitos – docência e prestação de serviços. Sou autora do livro Caixa de Ferramentas em Mediação – aportes práticos e teóricos, e organizadora de Caixa de Ferramentas em Mediação II – novos aportes, assim como co-organizadora da obra Mediação de Conflitos para iniciantes, praticantes e docentes. A produção acadêmica inclui e-books publicados no site do MEDIARE (www.mediare.com.br) e Newsletters, publicadas no Linkedin, dedicadas a habilidades socioemocionais, especialmente orientadas para lideranças corporativas, para as quais atuo como mentora – C-Level e Middle Management.

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