PÚBLICO ALVO 

  • Profissionais graduados e estudantes do último ano ou período universitário, com especial interesse no campo da resolução pacífica de controvérsias.
  • Pessoas que atuem como terceiro imparcial, auxiliando partes em conflito ou em litígio a negociar suas divergências, visando à prevenção ou resolução de controvérsias.
  • Profissionais de diferentes áreas de atuação e de distintos contextos de convivência que possam beneficiar-se dos procedimentos e das técnicas da Mediação, tais como: administradores, gestores, advogados, terapeutas, economistas, ouvidores, coordenadores de equipes, entre outros.

METODOLOGIA

De caráter participativo, a metodologia estimula a interação permanente e visa construir conhecimento junto com o aluno, utilizando aulas expositivas, exercícios em pequenos grupos, filmes exemplificativos e outras mídias audio visuais. Tendo como objetivo a consolidação do conhecimento, os participantes oferecem relatórios a cada final de semana de aulas e seu conteúdo é compartilhado em plenária com a totalidade dos alunos, na semana seguinte.

Currículo dos Professores

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I. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO TEÓRICO

O processo de Mediação

A primeira fase do curso teórico apresenta a Mediação como método, diferenciando-o de outros meios de resolução de controvérsias, expondo sua estrutura, suas técnicas e procedimentos. Inclui o tema conflito, sua escalada e manejo construtivo, assim como transita pela multidisciplinaridade da Mediação.

Objetivos

  • Estudar o conflito, seu manejo construtivo e destrutivo, assim como trabalhar seu mapeamento.
  • Diferenciar a Mediação de outros instrumentos de resolução de controvérsias.
  • Apresentar a Mediação e seus princípios básicos, assim como seu percurso evolutivo, pressupostos teóricos e técnicas.
  • Conhecer o Instituto da Mediação na sua estrutura e procedimentos.
  • Definir o papel do Mediador e conhecer seu Código de Ética e Normas de Conduta.

Áreas de aplicabilidade

Este segmento do curso teórico oferece uma visão panorâmica da aplicabilidade do instituto em distintos campos da convivência. Aulas e palestras de curta duração se complementam na apresentação de distintos temas, recebendo profissionais que já articulam a mediação com essas práticas: familiar, empresarial, escolar, no judiciário, nas comunidades, no contexto socioambiental, nas práticas restaurativas, nas políticas públicas,  no campo das práticas colaborativas, da tecnologia da informação, da propriedade intelectual, da arte, cultura e entretenimento.

Objetivos

  • Conhecer algumas das áreas de prática da Mediação.
  • Fazer distinções entre aspectos práticos e procedimentais de cada área e identificar suas particularidades.
  • Conhecer instrumentos ligados às questões coletivas e sua articulação com a Mediação.
  • Visitar as contribuições multidisciplinares ao instituto.

Simulações

O módulo teórico finaliza com a dramatização de casos, articulando a teoria oferecida no primeiro segmento com a aplicabilidade visitada no segundo. Essa articulação teórico-prática, além de preparar para o atendimento de casos reais, oferece concretude ao percurso teórico e se mostra suficiente para alguns profissionais que desejam ampliar habilidades para o diálogo – pessoal e funcional – e não necessariamente atuar como mediadores.

O número de casos elencados para esse momento do curso possibilita que todos os alunos experimentem o lugar de mediadores, mediandos e observadores. Cada uma dessas posições proporciona uma natureza distinta de aprendizagem, destacada nas reflexões que acompanham as simulações.

Objetivos

  • Articular a prática com o aprendizado teórico do segmento anterior e com leituras teóricas relativas aos casos simulados.
  • Dramatizar as etapas do processo para apreender a estrutura e os objetivos de cada momento.
  • Permitir a particular construção do lugar de mediador com base em diferentes inserções – mediador, co-mediador e observador.
  • Vivenciar, por meio da dramatização de papéis, o lugar das partes envolvidas no conflito, suas angústias e discursos.
  • Auxiliar no aprendizado do manejo de eventuais impasses e impedimentos éticos.

Local, datas e valores

Sextas e Sábados

Horário: 08:30h às 18:00h

Dias:  09/10-04; e 23/24-04; 07/08-05; 21/22-05; 04/05-06; 18/19-06, de 8:30 às 18:00.

Local: Realizado online através da Plataforma Zoom

Valor: R$7.900,00 – Pode ser parcelado em até 5 vezes, a depender da data de inscrição, sendo a 1ª parcela no ato da matrícula e a(s) restante(s) no(s) mês(es) subsequentes.

Curso Teórico Básico em Mediação de Conflitos

O Conteúdo Programático abrange os temas e a carga horária sugeridos pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça (Resolução 125/2010) pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e pelo CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem.

Inscrições
Valor: R$7.900,00

Datas Dia da
Semana
Horário Início Horário
Término
Aula Professor Temas das Aulas Síntese do Conteúdo a Ser Desenvolvido
05/04/21 sexta-feira 08:30 09:00 Aula Extra 01 (assistente de ensino) Distribuição do material didático Distribuição do material didático.
09:00 10:30 Aula 01 Tania Almeida Dinâmicas de apresentação Apresentações pessoais, do material didático e da dinâmica do curso.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 12:30 Aula 02 Augusto Barros de Figueiredo Contextualização: Século XXI e ADRs; Sistema Multiportas (SMP); Métodos Híbridos Visão panorâmica dos Métodos Alternativos/Adequados de Solução de Conflitos – MASC, e sua consonância com o Século XXI.
12:30 14:00 Almoço
14:00 15:30 Aula 03 Tania Almeida O Processo de Mediação Princípios Norteadores.
Mediação Judicial e Extrajudicial. Mediação Pré-processual e Incidental.
15:30 16:00 Intervalo
16:00 18:00 Aula 04 Fernanda Levy Questões controvertidas ligadas à regulamentação legal da Mediação; Mudanças culturais O novo projeto do CPC. A lei de Mediação.
10/04/21 sábado 08:30 09:00 Aula Extra 02 Tania Almeida Metodologia do curso Relatórios e construção coletiva de conhecimentos.
09:00 10:30 Aula 05 Tania Almeida O processo de Mediação – passo a passo; a base no quadrante de negociação de Harvard Pré-Mediação e sua importância no curso da Mediação; material informativo; articulação com a postura do mediador e com as técnicas; Discurso de Abertura e a formalização da Mediação – documentação pertinente; articulação com a postura do mediador e com as técnicas.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 12:30 Aula 06 Tania Almeida O processo de Mediação – passo a passo; articulação com a caixa de ferramentas utilizada na Mediação Relato das Histórias – os procedimentos e as técnicas de comunicação e sua articulação com a postura do mediador.
12:30 14:00 Almoço
14:00 15:30 Aula 07 Tania Almeida O processo de Mediação – passo a passo; articulação com a caixa de ferramentas utilizada na Mediação Construção da agenda, ampliação de alternativas e eleição de opções – os procedimentos e as técnicas de negociação e sua articulação com a postura do mediador; Negociação distributiva e Negociação retributiva.
15:30 16:00 Intervalo
16:00 18:00 Aula 08 Tania Almeida O processo de Mediação – passo a passo; finalização Encerramento da Mediação – formalidade e informalidade; redação do acordo; encaminhamentos; Arquivamento de dados; Apresentação de DVD – Mediação de Conflitos.
23/04/21 sexta-feira 08:30 09:00 Aula Extra 03 DVD Tema correlato aos assuntos do dia, anunciado na
semana que antecede a aula
Filme: Mediação de Conflitos – Questão Societária em Empresa Familiar.
09:00 10:30 Aula 09 Tania Almeida Consolidação de conhecimentos Revisão de conteúdo; comentários aos relatórios e ampliação
da caixa de ferramentas.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 13:00 Aula 10 Olivia Fürst Práticas Colaborativas no Direito Método não adversarial e multidisciplinar de gestão de conflitos que, por meio de um desenho customizado para cada situação específica, se mostra abordagem eficiente para lidar com questões complexas, com vistas a preservar relacionamentos e parcerias importantes, dentre outros benefícios.
13:00 14:00 Almoço
14:00 16:00 Aula 11 Ana Lucia Pereira Mediação e Arbitragem Trabalhista A utilização da arbitragem e mediação nos conflitos trabalhistas, após a vigência da Reforma Trabalhista
16:00 16:30 Intervalo
16:30 18:00 Aula 12 Flavio Crocce Caetano Diagnóstico do Sistema Nacional de Justiça – desafios do acesso à Justiça e Consensualidade e Poder Público A concepção da lei da Mediação a partir do diagnóstico do sistema de justiça, com análise do panorama atual, com especial ênfase ao papel do Poder Público na seara da consensualidade
24/04/21 sábado 08:30 09:00 Aula Extra 04 Tania Almeida Neurociência Algumas contribuições da Neurociência para a tomada de decisões.
09:00 10:30 Aula 13 Tania Almeida Conflito – generalidades; aspectos sociais e
psicológicos
Construção, mapeamento, manejo e escalada; Conflito como forma de
vínculo ou oportunidade de mudança.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 12:30 Aula 14 Marcel Gottlieb Sensibilidade do Mediador O lugar de condutor na Mediação.
12:30 14:00 Almoço
14:00 15:30 Aula 15 Tania Almeida Apresentação de vídeo para reflexão e análise A Oficina – vídeo exemplificativo (UNB) do processo de Mediação; identificação dos procedimentos e técnicas; análise do processo de diálogo.
15:30 16:00 Intervalo
16:00 18:00 Aula 16 Tania Almeida Apresentação de vídeo para reflexão e análise A Oficina – vídeo exemplificativo (UNB) do processo de Mediação; identificação dos procedimentos e técnicas; análise do processo de diálogo.
07/05/21 sexta-feira 08:30 09:00 Aula Extra 05 DVD Práticas Restaurativas Burning Bridges – Mediação Penal.
09:00 10:30 Aula 17 Marcelo Girade O Mediador e seu Código de Ética Princípios éticos e atuação segundo CPC e Lei de Mediação. Dilemas Éticos
10:30 11:00 Intervalo
11:00 12:30 Aula 18 Ricardo Castorri Advogados na Mediação O objetivo da aula é explorar como a participação de advogados impacta o procedimento de mediação, bem como discutir algumas estratégias que podem otimizar a atuação conjunta de advogados e mediadores na busca de uma solução de benefício mútuo para as partes.
12:30 14:00 Almoço
14:00 15:30 Aula 19 Andrea Maia Resolução de Conflitos 4.0 ODR – Online Dispute Resolution
15:30 16:00 Intervalo
16:00 18:00 Aula 20 Cristina Assumpção Justiça Restaurativa
Mediação Restaurativa
Histórico, Conceito, Princípios e Aplicabilidade;
Os formatos conversacionais de Círculo, Conferência e Mediação, com enfoque no diferencial entre a Justiça Restaurativa e a Mediação.
08/05/21 sábado 08:30 09:00 Aula Extra 06 Tania Almeida Consolidação de conhecimentos Revisão de conteúdo – comentários aos relatórios.
09:00 10:30 Aula 21 Claudia Grosman Mediação Corporativa A Mediação nas empresas – diferentes possibilidades e alcances.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 12:30 Aula 22 Samantha Pelajo Mediação Familiar Divórcios, sucessões e empresas familiares; Guarda Compartilhada; Alienação Parental.
12:30 14:00 Almoço
14:00 15:45 Aula 23 Rafael Almeida Facilitação de Diálogos Coletivos para Construção de Consensos Processos inclusivos e colaborativos, estudo de caso.
11:45 16:15 Intervalo
16:15 18:00 Aula 24 Glaucia Foley Mediação Comunitária Experiências brasileiras com mediação comunitária.
21/05/21 sexta-feira 08:30 09:00 Aula Extra 07 DVD Programa brasileiro de Práticas Restaurativas Filme: Justiça para o Século XXI.
09:00 10:30 Aula 25 Tania Almeida Consolidação de conhecimentos Revisão de conteúdo; comentários aos relatórios e ampliação
da caixa de ferramentas.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 12:30 Aula 26 Andrea Navarro Desenho de Sistema de Disputas O uso das diversas formas de resolução de conflitos dentro do ambiente
corporativo.
12:30 14:00 Almoço
14:00 15:40 Aula 27 Dominic Barter Comunicação Não-Violenta Dinâmicas e distinções da Comunicação Não-Violenta aplicadas a mediação.
15:40 16:10 Intervalo
16:10 18:00 Aula 28 Dominic Barter Comunicação Não-Violenta Dinâmicas e distinções da Comunicação Não-Violenta aplicadas a mediação.
22/05/21 sábado 08:30 09:00 Aula Extra 08 Monica Lobo Mediação Escolar Mediação Escolar – Disciplina retributiva e disciplina restaurativa.
09:00 10:30 Aula 29 Tania Almeida Interdisciplinaridade na mediação – os aportes de distintas disciplinas e suas contribuições para as Escolas de Mediação Contextualização da transdisciplinaridade da Mediação. Novos paradigmas. A origem das diferentes Escolas de Mediação.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 12:30 Aula 30 Tania Almeida Exercícios visando à prática – em dupla Exercícios
12:30 14:00 Almoço
14:00 15:30 Aula 31 Tania Almeida Exercícios visando à prática – em trio Exercícios
15:30 16:00 Intervalo
16:00 18:00 Aula 32 Tania Almeida Preparo para a Prática Simulada Montagem das equipes e do cronograma de atendimento Identificação dos benefícios e dos custos da prática simulada; Norteadores de participação, para o período da prática simulada.
Distribuição dos mapas de acompanhamento da prática simulada.
04/06/21 sexta-feira 08:30 09:00 Aula Extra 09 Gabriela Codorniz Mercado de Capitais Mediação e Mercado de Capitais
09:00 10:30 Aula 33 Tania Almeida Consolidação de conhecimentos Revisão de conteúdo; comentários aos relatórios e ampliação da caixa de ferramentas.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 12:30 Aula 34 Tania Almeida  Preparo para o atendimento de casos
12:30 14:00 Almoço
14:00 16:00 Aula 35 Tania Almeida Caso I Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
16:00 16:30 Intervalo
16:30 18:00 Aula 36 Tania Almeida Caso I Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
05/06/21 sábado 08:30 09:00 Aula Extra 10 Tania Almeida Preparo para os casos do dia
09:00 10:40 Aula 37 Tania Almeida Caso II Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
10:40 11:10 Intervalo
11:10 12:50 Aula 38 Tania Almeida Caso II Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
12:50 14:20 Almoço
14:20 16:00 Aula 39 Tania Almeida Caso III Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
16:00 16:30 Intervalo
16:30 18:00 Aula 40 Tania Almeida Caso III Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
18/06/21 sexta-feira 08:30 09:00 Aula Extra 11 Bruna Fetz Mediação e Agronegócio Contratos agrários e do agronegócio. Conflitos da cadeia produtiva. Planejamento sucessório.
09:00 10:40 Aula 41 Tania Almeida Caso IV Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
10:40 11:10 Intervalo
11:10 12:50 Aula 42 Tania Almeida Caso IV Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
12:50 14:20 Almoço
14:20 16:00 Aula 43 Tania Almeida Caso V Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
16:00 16:30 Intervalo
16:30 18:00 Aula 44 Tania Almeida Caso V Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
19/06/21 sábado 08:30 09:00 Aula Extra 12 DVD Facilitacao de diálogos DVD Tania Almeida e Marcelo Girade.
09:00 10:40 Aula 45 Tania Almeida Caso VI Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
10:40 11:10 Intervalo
11:10 12:40 Aula 46 Tania Almeida Caso VI Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
12:40 14:00 Almoço
14:00 15:30 Aula 47 Tania Almeida Consolidação de Conhecimentos da Prática Tema: eleito pelos alunos dentre uma diversidade oferecida pelo curso.
15:30 16:00 Intervalo
16:00 18:00 Aula 48 Tania Almeida Educação Continuada, Prática Supervisionada e Encerramento Avaliações, apresentação dos programas institucionais e identificação de
participação.
Download do Conteúdo Programático (pdf)

Currículo dos Professores

Curso de Capacitação em Mediação Empresarial

Inscrições
Valor: R$6.800,00

Datas Dia da
Semana
Horário
Início
Horário
Término
Aula Professor Temas das Aulas Síntese do Conteúdo a Ser Desenvolvido
16/04/21 sexta-feira 09:00 10:30 Aula 01 Tania Almeida Introdução Apresentações pessoais, da metodologia de aprendizagem, do material didático do curso – apostila e livros que serão distribuídos, bibliografia temática e eventuais textos.
Contextualização no século XXI do Sistema Multiportas de Resolução de Controvérsias A Mediação dentre a diversidade de métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos disponíveis, e suas especiais aplicabilidades.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 13:00 Aula 02 Tania Almeida O Processo de Mediação como método de negociação pautado no diálogo Princípios norteadores, procedimentos, atitudes afins e os atores da mediação – mediadores, mediandos, especialistas técnicos e advogados.
Diálogo como Meio de Entendimento Norteadores para o diálogo produtivo que visa ao esclarecimento de pontos de vista e ao consenso.
Generalidades sobre a Dinâmica dos Conflitos Construção e Escalada – o papel da percepção e dos estilos pessoais de administração de diferenças; o manejo construtivo e o necessário mapeamento dos conflitos, visando traçar estratégias de atuação.
13:00 14:00 Almoço
14:00 15:30 Aula 03 Tania Almeida A base Negocial da Mediação Harvard Law School Negotiation Project e a Negociação baseada em interesses, seus benefícios, impactos e repercussões no mundo das
negociações.
Outras Ferramentas de Negociação Intervenções que auxiliam no manejo diligente da pauta de negociação.
15:30 16:00 Intervalo
16:00 18:00 Aula 04 Tania Almeida A base Comunicacional da Mediação O ato diuturno de comunicação com o outro, os norteadores que o tornam produtivo e impactos que se constituem em impasses à convivência e à negociação.
Exercício de consolidação de conhecimento Colocando em prática as ferramentas de comunicação e de negociação nos diálogos do cotidiano
30/04/21 sexta-feira 09:00 10:30 Aula 05 Tania Almeida Consolidação de Conhecimentos Apresentação da compilação dos relatórios enviados e conversa sobre pontos relevantes.
O Processo de Mediação como cenário de entendimento voltado ao consenso (parte I) DVD didático e exemplificativo do procedimento, acompanhado com handout que viabiliza apreender suas diferentes etapas e as principais ferramentas de comunicação e de negociação a elas articuladas, assim como identificar seus impactos.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 13:00 Aula 06 Tania Almeida O Processo de Mediação como cenário de entendimento voltado ao consenso (parte II) DVD didático e exemplificativo do procedimento, acompanhado com handout que viabiliza apreender suas diferentes etapas e as principais ferramentas de comunicação e de negociação a elas articuladas, assim como identificar seus impactos.
13:00 14:00 Almoço
14:00 15:30 Aula 07 Tania Almeida A Facilitação de Diálogos inspirada na Mediação Conversa aberta aos participantes sobre a aplicabilidade do roteiro da Mediação aos diálogos do cotidiano corporativo.
15:30 16:00 Intervalo
16:00 18:00 Aula 08 Tania Almeida Preparação para a prática simulada e consolidação de conhecimentos Distribuição de casos e formação de duplas para as simulações dos próximos encontros; condução didática das etapas de um case pela professora, visando familiarizar as duplas de trabalho com o papel de facilitador que exercerão em 14.05 e 15.05.2021.
14/05/21 sexta-feira 09:00 10:30 Aula 09 Tania Almeida Prática Simulada Articulação teórico-prática e metodológica, reproduzindo o cenário da Mediação com cases oferecidos pelo MEDIARE ou encaminhados pelos próximos participantes, utilizados sempre que adequados à finalidade de exercício do método e à aplicabilidade das ferramentas e intervenções próprias da Mediação/Facilitação de Diálogos.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 13:00 Aula 10 Tania Almeida Prática Simulada Idem acima.
13:00 14:00 Almoço
14:00 17:00 Aula 11 Tania Almeida Prática Simulada Idem acima.
17:00 18:00 Aula 12 Tania Almeida Prática Simulada
15/05/21 Sábado 09:00 10h30 Aula 13 Tania Almeida Prática Simulada Idem acima.
10:30 11:00 Intervalo
11:00 13:00 Aula 14 Tania Almeida Prática Simulada Idem acima.
13:00 14:00 Almoço
14:00 17:00 Aula 15 Tania Almeida Prática Simulada Idem acima.
17:00 18:00 Encerramento Tania Almeida Consolidação de Conhecimentos e Encerramento
Download do Conteúdo Programático (pdf)

COORDENAÇÃO DO CURSO

Tania Almeida – Diretora do MEDIARE e Coordenadora Pedagógica
http://lattes.cnpq.br/2031266502707890

Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-Graduada em Neuropsiquiatria, Psicanálise, Sociologia e Gestão Empresarial. Short Term Consultant da Equipe de Mediação do Internal Just System do Banco Mundial (2010-2020). Accredited Mediator do Center for Effective Dispute Resolution – CEDR e do IMI International Mediation Institute e do CPC International Institute for Conflict Prevention and Resolution. Mediador Avançado do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML. Mediadora Sênior do TJ RJ – Docente, Consultora e Pesquisadora em Mediação de Conflitos e em Facilitação de Diálogos. Sócia Fundadora do MEDIARE e coordenadora dos seus Programas de Docência. Coordenadora dos Programas de Prática Supervisionada do MEDIARE nos Convênios com o TJ RJ, com a DP RJ e com o MP RJ. Diretora de Mediação do CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, tendo participado da Comissão Redatora do Código de Ética e do Regulamento Modelo para a prática da Mediação (1997). Integrou Equipe de Especialistas da Secretaria da Reforma do Judiciário para redigir o Marco Legal Brasileiro para Mediação. Integrante da Comissão de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Internacional – CCI Brasil. Autora do livro Caixa de Ferramentas em Mediação – aportes práticos e teóricos. Co-organizadora do livro Mediação de Conflitos para Iniciantes, Praticantes e Docentes. Autora de artigos publicados em livros nacionais e estrangeiros, periódicos e sites.

PROFESSORES CONVIDADOS

Ana Lucia Pereira

Advogada e bacharel em administração de empresas pela Universidade Mackenzie. Especialista em Arbitragem e Mediação e em Direito da Economia e da Empresa, pela FGV. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – Cbar, do Instituto Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB. Diretora Geral do TAESP – Arbitragem & Mediação e Secretária Geral do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – Conima. Membro colaborador da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SP – Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo.

Andrea Maia
http://lattes.cnpq.br/6485144595277481

Possui graduação em Direito pela Universidade Candido Mendes (1994). Socia da Mediar360 – Gestão Inteligente de Conflitos. Experiência na área de Direito, com ênfase no segmento Empresarial, tendo passado pelo Banco Opportunity e Embraer (societário, contratos nacionais e internacionais).

Primeira mulher e latino-americana a liderar o Comitê de Mediação da International Bar Association (IBA), tendo sido chair do comitê no biênio de 2016-2018; Membro do Painel Global do CPR – International Institute for Conflict Prevention and Resolution; Colunista do Kluwer Mediation Blog; Vice-Presidente de Mediação do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA; Listada na publicação Who´s Who of Commercial Mediation – de 2013 a 2020. Co autora do e-book Online Dispute Resolution do Seufuturo.com. Conselheira da AB2L- Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs. Premiada com o Woman in Law Awards – categoria mediação – nos anos de 2013 e 2018.

Andrea Navarro

Mediadora e negociadora empresarial formada em Direito pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com especialização em empreendedorismo e marketing pela Universidade de Berkeley e atualmente cursando LLM em Resolução de Disputas no Strauss Institute for Dispute Resolution da Universidade de Pepperdine. Atua como Supervisora Executiva de programa de indenização com uso de mediação para milhares de vítimas de tragédia ambiental. Sócia da Faleck & Associados desde 2016, teve passagem por grandes escritórios na área de Fusões & Aquisições (Machado Meyer e Lobo & de Rizzo Advogados) e por departamento jurídico de empresas (GranBio, GranInvestimentos e Fundo de Investimento Virtuose), tendo trabalhado também na área de Desenvolvimento de Negócios de empresa de tecnologia no Vale do Silício (Gracenote Inc.). Foi professora assistente do Prof. Diego Faleck na disciplina “Negociação e Mediação” do curso de graduação da Direito GV e participa como professora convidada do Curso Básico de Mediação do Instituto Mediare, no Rio de Janeiro, do Curso de Mediação Privada do Centro Mediar e Conciliar, e do curso Mediação e Gestão de Conflitos da pós-graduação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, integra a Lista de Mediadores do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) e da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SP, e é certificada no Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML) – Qualifying Assessment Program Level 1 e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para atuar como mediadora judicial.

Augusto Barros de Figueiredo
http://lattes.cnpq.br/8474860842124411

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Master in Business Economics (MBE) pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Direito Internacional Privado e do Comércio Internacional pela Universidade de Paris 1 (Sorbonne), mestre em Global Business Law pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris (Science Po) e cursou a Advanced Arbitration Academy for Latin América da ICC Academy.

Diretor para a América Latina da Dispute Resolution Board Foundation (DRBF), Vice-presidente de Dispute Boards do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Sócio fundador da Câmara Brasileira de Resolução de Conflitos em Energia e Mineração (CBME), Coordenador do Comitê de Dispute Boards do Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA), membro da Câmara de Comércio e Indústria de Paris (CCI) e Co-chair da task force de Arbitragem e Infraestrutura da Comissão de Arbitragem e Mediação da CCI, membro do grupo de trabalho de revisão contratual da Confederation of International Contractors’ Association (CICA), membro da Asociación Latinoamericana de Derecho de la Construcción (ALDeC), membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) e do Instituto Brasileiro do Direito da Construção (IBDiC).

Redator do PL 9.883/18 e dos enunciados relativos aos Dispute Boards aprovados na I Jornada de Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios, organizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). Idealizador do sistema de prevenção e resolução de disputas elaborado para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Bruna Fetz
http://lattes.cnpq.br/9249257184361414

Possui graduação em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio. Atualmente é especializanda em Direito do Agronegócio, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade de Rio Verde e em Direito Processual Civil pela EBRADI – Escola Brasileira de Direito. Advogada com atuação em Direito Civil, Empresarial e Trabalhista. Professora de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito do IESRIVER – Instituto de Ensino Superior de Rio Verde, Goiás. Presidente da Comissão Especial de Direito do Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Rio Verde, Goiás.

Claudia Frankel Grosman

Mediadora profissional e consultora empresarial em gestão de conflitos. Certificada pelo ADR Group (Londres), IMI, International Mediation Institute. Integra o painel de mediadores de várias instituições nacionais e do CPR International Institute for Conflict, Prevention & Resolution (NY). Advogada com MBA no INSPER. Docente e Supervisora da Prática de Mediação no Instituto Mediativa, professora convidada do Mediare RJ e da Pós Graduação do Mackenzie. Conselheira do Centro de Solução de Disputas, CSD-PI e Diretora da Câmara de Mediação, CMed-ABPI, da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual. Diretora da Câmara de Mediação do Instituto de Engenharia. Vice Presidente do Conselho Alumni do Insper.

Cristina Telles Assumpção
http:lattes.cnpq.br/0639399050711261

Fonoaudióloga graduada pela Escola Paulista de Medicina. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Terapeuta familiar sistêmica e Mediadora de Conflitos formada pelo Instituto Familiae, com extensão em Justiça Restaurativa pela Escola Paulista da Magistratura. Integrante da Equipe de capacitação “Justiça  em Círculo”, do grupo de Mediação Educacional e sócia fundadora do Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa. Coordenadora de Projetos de implementação da Justiça Restaurativa junto à Secretarias de Educação, Secretaria de Reforma do Judiciário, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Fundações de Ensino. Atua como capacitadora de facilitadores de práticas restaurativas e mediadores transformativos. Autora de artigos na área.

Dominic Barter

Há 25 anos colabora no design de sistemas sociais de diálogo, empatia e parceria. Suas inovações inspiram projetos e políticas públicas em mais de 50 países – de Senegal a Nepal a Coreia do Sul – e foram premiadas no Brasil e no exterior. É referência internacional em Justiça Restaurativa e precursor de Comunicação Não-Violenta no Brasil. Há 5 anos criou o sistema de educação pública Espaço Beta.

Nos anos 90 iniciou o desenvolvimento de Círculos Restaurativos no Brasil promovendo sistemas dialógicos comunitários com jovens como resposta ao conflito em morros cariocas. Em 2005 essa experiência fundamentou o desenho de sistemas restaurativos e a capacitação técnica de dois dos três projetos pilotos em Justiça Restaurativa para a Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério de Justiça, o PNUD e as Secretarias de Educação de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Desde então orienta grupos na construção de sistemas restaurativas em diversos estados brasileiros, como no exterior, mais recentemente em sistemas educacionais e departamentos de polícia no Estados Unidos, zonas de guerra e contextos pós-bélicas e Varas de Família. Atuou como primeiro orientador do programa de mediação nas UPPs, para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Dirigiu o programa Restauração de Diálogos para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, implantando sistemas restaurativos e dinâmicas empáticas em escolas estaduais. Liderou a implementação de sistemas restaurativos no DEGASE. Atualmente colabora no desenvolvimento de novas formas de escola fundamentada no convívio e na inteligência relacional, como parceiro do Espaço Beta. Colega de longa data do Dr. Marshall Rosenberg, serviu como presidente do conselho diretor do Centro internacional de Comunicação Não-Violenta, com sede nos Estados Unidos. Como pai de um jovem carioca, e como cidadão desta complexidade toda que estamos vivendo, é lembrado diariamente quanto aos limites do seu entendimento sobre conflito e mediação.

Fernanda Levy

Mediadora privada, sócia-fundadora do Instituto D´accord de Mediação e Consultoria em gestão de conflitos. Possui formação em mediação pela “Maestría em Mediación y Negociación” do Institut Universitaire Kurt Bösch (Buenos Aires – Suíça) e é mediadora civil e comercial certificada por ADR Group (Londres) e pelo IMI International Mediation Institute. Desde 2002, atua como mediadora em diversos casos envolvendo questões familiares, sucessórias e em disputas comerciais e civis, especialmente em empresas familiares do setor de construção civil, têxtil e vestuário. Integra o painel de mediadores das principais instituições de mediação do país. Advogada colaborativa em São Paulo, possui quase trinta anos de experiência em gestão de conflitos. Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP, Levy é autora dos livros “Guarda de filhos- os conflitos no exercício do poder familiar” (Atlas, 2008) e “Cláusulas escalonadas: A mediação comercial no contexto da arbitragem” (Saraiva, 2013) e de artigos sobre o tema. Levy leciona Direito Civil, Mediação e Arbitragem em várias universidades, com destaque para o curso de pós-graduação da PUC/SP. Secretária geral (2009-2015) e atual vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem-CONIMA (2015- 17), Conselheira da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia e integra o Comitê de Mediação da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ciesp/Fiesp.

Flávio Crocce
http://lattes.cnpq.br/4547770583736088

Advogado e Professor. Atualmente exerce a advocacia privada como sócio-titular de Flavio Crocce Caetano Advocacia e atividade docente perante a Faculdade de Direito da PUC/SP, lecionando a disciplina Democracia e Direitos Humanos. Exerceu função pública perante o Governo Federal, tendo sido nomeado Chefe de Gabinete do Ministério da Justiça em 2011, Presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual – CNCP em 2013-2014, e Secretário Nacional de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça de 2012 a 2015. Presidiu a Comissão de Especialistas perante o Ministério de Justiça, que elaborou Proposta de Projeto de Lei que culminou na Lei da Mediação, aprovada pelo Congresso Nacional em junho de 2015. Possui capacitação como Mediador pelo IMAB- Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. Atuou como Coordenador Jurídico da campanha presidencial de 2014, referente à reeleiçao da Presidenta Dilma Rousseff e do Vice Michel Temer. Possui mestrado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Publico de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente-Mestre do Departamento de Direitos Difusos e Coletivos da Faculdade de Direito da PUC-SP. Foi Assessor Especial da Reitoria da PUC/SP, Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Direitos Difusos e Coletivos da Faculdade de Direito da PUC/SP, Coordenador Acadêmico do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns e Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas PUC-Serasa. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Direito Processual Constitucional da UNisantos Membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Processual Constitucional e em Meios Adequados à Solução de Conflitos, com ênfase em Mediação e Conciliação. Presidente da Comissão Especial de Modernização e Inovação do Sistema de Justiça do Conselho Federal da OAB.

Gabriela Codorniz
http://lattes.cnpq.br/6276265105522540

Advogada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mestre em Direito Comercial pela USP. Pós-Graduada em Direito Civil pela UERJ. Graduada em Direito pela PUC-Rio. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Professora da Pós-Graduação da FGV-Rio.

Glaucia Foley

Graduada em Direito pela PUC-SP e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Realizou pesquisas na qualidade de Visiting Scholar junto a Universidade de Wisconsin-Madison – EUA e a Universidade de Essex – UK. É Juíza titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e Coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJDF. Recebeu a Medalha Márcio Tomaz Bastos de Acesso à Justiça, Ministério da Justiça – 2014 e foi ganhadora do Prêmio Innovare pelo Programa Justiça Comunitária, Dezembro de 2005.

Marcel Gottlieb

Engenheiro, formado pela PUC-RJ em 1979, MBA na FGV em 2001. Amante da música clássica dedica-se exclusivamente à formação de plateia para óperas e concertos nos últimos 17 anos. As suas atividades incluem cursos semanais de ópera e música clássica em geral, palestras em escolas e em cursos específicos (de psicologia, pintura, vinho) e palestras motivacionais em empresas. Entre os lugares onde trabalha com regularidade, encontram-se: Casa do Saber, Clube Caiçaras, Joquei Clube, Venâncio Flores e outros. Possui um dos maiores acervos privados de música clássica no RJ com mais de quatro mil DVDs, LDs e CDs. Isto lhe permite comparar a mesma peça musical com diferentes maestros e cantores. Possui forte relacionamento com maestros, músicos, cantores e diretores de teatro do RJ, tendo ministrado palestras em conjunto com vários deles tais como: Ricardo Rocha (maestro), Ricardo Prado (maestro), Eliana Caminada (bailarina), Marcelo Verzoni (pianista), Caique Botkai (compositor e diretor de teatro), Moacir Chaves (diretor de teatro), Andre Heller (produtor de óperas), Nelson Portela (barítono), Peter Gottlieb (barítono professor do Conservatório de Paris), Juliana Rodrigues (professora da UERJ), Rafael Fonseca (pesquisador) e Monica Waitzfelder (produtora de óperas). Temas frequentemente apresentados nas palestras: História da Música, História da Ópera, Vida e Obra de Compositores que Marcaram a História da Música: Beethoven, Mozart, Mahler, Gershwin e outros.

Marcelo Girade

Sócio-Diretor da M9GC Conflict Resolution Training. Graduado em História. Especialista em Administração Judiciária e em Psicologia Social. Mediador Avançado certificado pelo ICFML. Coordenador Nacional das Competições Regionais de Mediação Empresarial da CAMARB. Co-autor do Manual de Mediação Judicial.

Monica Lobo

Psicóloga e pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Terapia Familiar. Membro da equipe multidisciplinar de Práticas Colaborativas atuando como professora em cursos e seminários pelo Brasil. Coordenadora do Setor de Mediação Escolar do Mediare, realiza consultoria em escolas. Coautora dos livros “Psicopedagogia um enfoque sistêmico”, “História dramáticas–terapia breve para famílias e terapeutas”, “Além do paraíso” e “Minha família e meu dinheiro”.

Olivia Fürst

Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos / Autora da prática vencedora do Prêmio Innovare 2013 na Categoria Advocacia com o texto “Práticas Colaborativas no Direito de Família”/Cofundadora e Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas/Supervisora de Mediação, Docente e Coordenadora do setor de Práticas Colaborativas do MEDIARE – Diálogos e Processos Decisórios/Presidente da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB-RJ / Associada a International Academy of Collaborative Professionals (IACP) / Foi mediadora e observadora do Programa de Indenização do Voo 447 (PI 447) – programa eletivo de negociação e mediação que proporcionou a indenização dos familiares das vítimas do acidente aéreo com o voo Air France 447 (2009-2011) / Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM / Professora de Mediação e Práticas Colaborativas em diferentes instituições (PUC-Rio, FGV, Mediare, Instituto Brasiliense de Direito Público dentre outras) / Autora de diversos artigos em publicações especializadas / Capacitada em Mediação de Conflitos pelo MEDIARE e pelo TJ/RJ (2009) / Experiência em escritórios de contencioso civil e de família/ Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Relações Internacionais.

Rafael Alves de Almeida

Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pelo Instituto de Economia da UFRJ. Coordenador da pós-graduação lato sensu da FGV DIREITO RIO. LL.M em International Business Law pela London School of Economics and Political Science – LSE. Mestre em Regulação e Concorrência pela UCAM. Formado pela Escolada Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Bacharel em Direito pela UFRJ e em Economia pela UCAM. Advogado. Empreendedor. Membro do Corpo Permanente de Mediares e Árbitros da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem. Membro da International Society for Ecological Economics. Membro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Presidente honorário da LSE Brazilian Alumni Association. R$esponsável por um Horta urbana coletiva. Autor do livro “Governança colaborativa em políticas públicas”.

Samantha Pelajo
http://lattes.cnpq.br/4800744002765511

Mediadora formada pelo MEDIARE, certificada pelo ICFML e pelo TJRJ (mediadora sênior). Advogada colaborativa nas áreas familiar e sucessória. Doutoranda em Direito pela UFF. Mestre em Sociologia e Direito pela UFF. Mestre em Mediação de Conflitos pelo IUKB. Conselheira da OABRJ. Vice presidente da Comissão de Mediação da OABCF. Cofundadora e presidente da Comissão e da Câmara de Mediação de Conflitos da OABRJ (2009|2018). Professora agregada do Departamento de Direito da PUC-Rio. Cofundadora e Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos (GIMEC) da PUC-Rio, do Grupo Acadêmico de Estudos em Mediação e Negociação Empresarial (GAEMNE) da PUC-Rio e do Centro de Métodos Autocompositivos (CMA) da PUC-Rio. Cofundadora e blogueira do Mediando por Aí. Participante do Painel de Mediadores da CAMARB, do CBMA, da FGV e do MEDIARE. Coautora dos livros “Negociação, Mediação e Arbitragem: curso básico para programas de graduação em Direito” – GEN Método, “Arbitragem e Mediação: temas controvertidos” – GEN Forense e “Mediação de Conflitos: paradigmas contemporâneos e fundamentos para a prática” – Imprensa Livre. Coautora do “Manual de Mediação de Conflitos para Advogados: escrito por advogados” – Ministério da Justiça. Coordenadora e Coautora do livro “Mediação no Novo Código de Processo Civil” – Ed. GEN Forense, do livro “Mediação de Conflitos: para iniciantes, para praticantes e para docentes” – Ed. Juspodivm, e do livro “Comentários à Lei de Mediação” – Ed. Processo.

Download do Currículo dos Professores

 

II. PRÁTICA DE SITUAÇÕES REAIS COM SUPERVISÃO AO VIVO

É entendimento mundial que a prática de situações reais com supervisão ao vivo deva integrar os programas de capacitação de mediadores. O MEDIARE segue essa premissa e oferece, em modo contínuo, equipes de prática supervisionada.

A entrada neste segmento da capacitação somente pode se dar após a finalização do curso teórico, mas não necessariamente na sua sequência.

Os convênios com instituições públicas e órgãos não governamentais viabilizam a prática supervisionada dos alunos em capacitação, que ocorre com supervisão presencial. Cada supervisor trabalha um grupo limitado de alunos e lhes oferece atenção individualizada.

O MEDIARE não condiciona a certificação como mediador ao cumprimento exclusivo da carga horária na prática supervisionada (100h), mas, especialmente, ao aprimoramento e aquisição de competências, expressas em uma planilha distribuída para os alunos e avaliada por supervisor e supervisionando ao final do atendimento de cada caso.

De ocorrência quinzenal e com duração aproximada de um ano e meio a dois anos – 6h/mês (três horas para cada atendimento) – a prática supervisionada congrega norteadores próprios de atuação, compartilhados com cada profissional aluno antes de sua inscrição, com vistas a viabilizar adesão às premissas propostas. Caso haja interesse em realizar a prática supervisionada em um espaço mais curto de tempo, dois casos poderão ser atendidos, simultaneamente, segundo a disponibilidade das entidades conveniadas e das equipes, preferencialmente em instituições distintas e com diferentes supervisores, enriquecendo o aprendizado.

Objetivos

  • Aprimorar e adquirir habilidades para atuar como mediador ou como terceiro imparcial na facilitação de diálogos.
  • Identificar um estilo pessoal de atuação e aprimorá-lo.
  • Vivenciar, no espaço protegido da supervisão, as etapas do processo de Mediação, seus procedimentos e impasses.
  • Aprimorar habilidades para atuação em dupla (interdisciplinar) e em equipe.
  • Articular uma base teórica pertinente a cada tipo de caso atendido.
  • Promover estudo de casos e identificar a possibilidade de generalização do aprendizado.
  • Capacitar-se como mediador de conflitos.

 

Local, datas e valores

Tempo estimado de duração: De ocorrência quinzenal e com duração aproximada de um ano e meio a dois anos – 6h/mês (três horas para cada atendimento)

Horário: Variável, de acordo com local e equipe

Local: Instituições públicas conveniadas (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro)

Valor: R$ 150,00 por hora de supervisão ao vivo (considera-se somente a carga horária de atendimento em campo e não a carga horária de trabalho online com os relatórios).

Tania Almeida – Diretora do MEDIARE e Coordenadora Pedagógica
http://lattes.cnpq.br/2031266502707890

Sócia fundadora e Diretora Presidente do MEDIARE. Idealizadora do Instituto MEDIARE. Diretora de Mediação e outros meios de solução de conflitos do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA). Consultora do Banco Mundial (World Bank Group) no Setor de Mediação de Conflitos para América Latina. Accredited Mediator do Center for Effective Dispute Resolution – CEDR. Mediador Avançado do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML. Integrante do quadro de Mediadores do International Institute of Prevention & Resolution –  CPR e do International Mediation Institute – IMI. Mediadora Sênior do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Neuropsiquiatria, Sociologia e Gestão Empresarial. Médica. Autora de “Caixa de Ferramentas em Mediação – aportes práticos e teóricos”; coordenadora e coautora de “Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes”. Publica artigos em livros, periódicos e sites.

Docente e Co-Organizadora do Curso de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos em Segurança Cidadã – Projeto Piloto RJ coordenado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública. Facilitadora nacional do processo de Construção de Consenso da pesquisa sobre Resolução Alternativa de Disputas no Brasil, coordenada pela Escola de Direito da Universidade Saint Thomas – MN. Coordenadora pedagógica da equipe MEDIARE que atua nos convênios que abrigam a prática real supervisionada. Bolsista do ICAR-OEA (Institut for Conflict Analisys and Resolution – Organizations of American States) para estudos e análise de resolução de conflitos na América Latina. Coordenadora dos Programas de Docência e Supervisão do MEDIARE. No CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – participou da Comissão Redatora do Código de Ética e do Regulamento – Modelo para a prática da Mediação (1997). Membro da Comissão Redatora do Código de Ética do FONAME – Fórum Nacional de Mediação. Integrante da Comissão de Mediação da OAB-RJ. Participação em Congressos internacionais e nacionais, na qualidade de palestrante, com apresentação de trabalhos. Autora de artigos publicados em livros nacionais e estrangeiros, periódicos e sites. Autora do Livro “Caixa de Ferramentas em Mediação: aportes práticos e teóricos”. Participante do Painel de Mediadores da CAM-CCBC, FIESP/CIESP, CAMARB e CBMA

Eva Jonathan
http://lattes.cnpq.br/5498940188394729

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social (PUC-Rio). Mediadora certificada pelo MEDIARE e pela ENAM/UnB, com curso de extensão em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Mediadora e Supervisora do MEDIARE, Co-Coordenadora do Setor de Mediação Comunitária. Mediadora Sênior do TJ/RJ e junto à Defensoria Pública do Leblon. Como mediadora, atua principalmente com famílias, vizinhança e comunidades. Professora aposentada (PUC-Rio). Cofundadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos (PUC-Rio). Atual docente no Curso de Especialização em Psicologia Jurídica (PUC-Rio). Co-Coordenadora e autora de artigos no Anuário do Instituto MEDIARE, 2018; Co-Coordenadora e autora de artigos no Anuário do Instituto MEDIARE, 2017; Co-Coordenadora e autora de capítulos na obra Mediação de conflitos para iniciantes, praticantes e docentes (JusPodivm, 2016).

Glória Mosquéra
http://lattes.cnpq.br/3870303112066783

Psicóloga, Psicoterapeuta Sistêmica de Família e Casal. Mediadora e Supervisora do Mediare. Mediadora, Docente e Supervisora da OAB-RJ. Coordenadora da Comissão de Mediação do TED OAB-RJ-Petrópolis. Ex-Coordenadora da Comissão de Mediação do TED-OAB-RJ. Mediadora Senior do TJRJ. Instrutora/Formadora de Mediadores e Supervisora do TJRJ até 2016. Professora nos Cursos de pós graduação em Mediação de Conflitos da AVM e do IUPERJ- Universidade Cândido Mendes. Professora na Pós em Direito de Família e Sucessões na PUC-Rio. Professora da Pós em Mediação de Conflitos da Universidade Católica de Petrópolis. Professora no Curso de Formação de Mediadores do Mediare em 2016 e 2017. Membro da equipe criadora e coordenadora das oficinas de parentalidade “Escola de Família” e “Bem me Quer” no TJRJ, até 2015. Palestrante em inúmeras instituições. Mãe e Avó.

Maria do Céu L. Battaglia
http://lattes.cnpq.br/8959678727288976

Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1978) e Mestrado pela UFRJ (2002). Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (2002). Formação em Mediação pelo Mediare (2000) e TJRJ. Atualmente, Mediadora Sênior e Colaboradora no TJRJ. Mediadora CNJ, Defensoria Pública RJ, Mediare e FGV/RJ Projetos. Mediadora, Perita, Psicoterapeuta e Supervisora em consultório privado presencial e online. Supervisora do Curso de Mediação de Conflitos do Mediare, da OAB/RJ e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Comissão e Câmara de Mediação OAB/RJ, Comissões de Justiça Restaurativa OAB/RJ e de Direito da Família OAB/RJ Barra da Tijuca. Atua como docente de terceiro grau desde 1989. Desde 1998 ministra palestras e aulas no Brasil e exterior, em cursos de pós-graduação e especialização nas academias e instituições. Diversos artigos publicados.

Renata Fonkert
http://lattes.cnpq.br/0913080664970982

Psicóloga, com especialização em Psicologia Clínica, Terapia de Família e de Casal. Psicóloga do Ministério da Saúde, atuando também em consultório particular. Mediadora de conflitos com formação e especialização em Mediação Familiar pela Fundación Interfas, Buenos Aires, e pelo Tribunal de Justiça do RJ. Integra a Câmara de Mediação do MEDIARE, sua equipe docente e é coordenadora do Setor Família e Sucessões. Integra ainda, os Setores de Empresas Familiares, Práticas Colaborativas e Docência. Mediadora Sênior pelo TJRJ, integrante da Comissão de Mediação da OAB/RJ e de sua Câmara de Mediação. Supervisiona a prática real em mediação de conflitos de alunos em formação pelo MEDIARE nos CEJUSCs do Centro e da Barra da Tijuca e na Coordenação de Mediação da Defensoria Pública. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família pelo IACP. Desenvolve estudos e trabalhos nessa área integrando equipes interdisciplinares como profissional de Saúde. Capacitada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Autora e Coautora de artigos nessas temáticas. Compõe a equipe de formação do Blog Mediando Por Aí.

Samantha Pelajo
http://lattes.cnpq.br/4800744002765511

Advogada com formação em práticas colaborativas; Mediadora formada pelo MEDIARE e certificada pelo ICFML (avançado) e pelo TJRJ (sênior); doutoranda pelo PPGDIN/UFF; mestre pelo PPGSD/UFF e pelo IUKB; conselheira efetiva da OABRJ, cofundadora e presidente de suas Comissão e Câmara de Mediação; conselheira consultiva da Comissão de Mediação da OABCF; professora do Departamento de Direito da PUC-Rio, cofundadora e coordenadora de seu Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos; vice presidente do Instituto MEDIARE e cocoordenadora de seu setor Famílias e Sucessões; docente e supervisora do MEDIARE; coautora de diversos livros; coordenadora e coautora dos livros “Mediação no Novo Código de Processo Civil” e “Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes”.

Vânia Izzo de Abreu
http://lattes.cnpq.br/1733678434364098

Psicóloga, com especialização em psicologia clínica e jurídica pelo CRP/RJ. Terapeuta de Família e Casal. Mediadora com formação pelo MEDIARE. Integra sua Câmara de Mediação, sua equipe docente e a Coord. Adjunta dos Setores de Mediação Comunitária e Escolar. Integra, ainda, os Setores de Práticas Colaborativas, Docência e o Setor Família e Sucessões. Mediadora Sênior pelo TJRJ, integrante da Comissão de Mediação da OAB/RJ e de sua Câmara de Mediação e da FGV/RJ Projetos. Supervisiona a prática real em mediação de conflitos de alunos em formação pelo MEDIARE nos CEJUSCs do Centro e da Barra da Tijuca (casos advindos dos JECrins, Varas de Família, Cível, Empresarial e Pré-Processuais) e na Coord. de Mediação da D. Pública do Est. do RJ. Leciona sobre o tema da Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos em cursos do MEDIARE, da OABRJ, PUCRJ, MP e DP do Estado do RJ. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família pelo IACP. Desenvolve estudos e trabalhos nessa área integrando equipes interdisciplinares como profissional de Saúde. Realiza mediações privadas. Palestrante em eventos na área de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogo. Autora e Coautora de artigos nessas temáticas. Compõe a equipe de formação do Blog Mediando Por Aí.