Curso de Capacitação em Mediação
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O Curso de Capacitação em Mediaçāo 100 h – teoria e simulados – 2024
será coordenado pelo MEDIARE e sua ocorrência será on-line e síncrona.

CONHEÇA O CURSO

O objetivo do curso é o de transitar pelos temas clássicos da formação de um mediador, e ao mesmo tempo mergulhar em águas mais profundas, por meio de professores extremamente experientes que, para além da teoria, compartilharão aspectos práticos de suas jornadas pela mediação e facilitação de diálogos, propondo atividades que demandam reflexão e, mais que isso, um olhar para dentro de cada um de nós, mediadores.

Considerando a importância da articulação entre o saber e o saber fazer, o curso se propõe também a promover a experiência da prática simulada supervisionada nos ambientes virtual e presencial, momentos em que os participantes poderão aplicar os conhecimentos teóricos e receber supervisão.

Dessa forma, o curso oferece a oportunidade para aqueles que estão iniciando sua trajetória pela mediação, visando obter conhecimento e desenvolver habilidades e competências, bem como apresenta um espaço de ampliação de conhecimento para aqueles que fizeram uma capacitação anterior e buscam saber ainda mais sobre o tema, sob outras perspectivas.

PÚBLICO DESTINATÁRIO 

  • Profissionais graduados e universitários, com especial interesse no campo da resolução consensual de controvérsias.
  • Pessoas que atuem como terceiro imparcial, auxiliando partes em conflito ou em litígio a aprimorar a comunicação e a negociar suas divergências, visando à prevenção ou resolução de controvérsias.
  • Profissionais de diferentes áreas de atuação e de distintos contextos de convivência que possam beneficiar-se dos procedimentos e das técnicas da Mediação, tais como: administradores, gestores, advogados, terapeutas, economistas, ouvidores, coordenadores de equipes, entre outros.

COORDENAÇÃO GERAL E ACADÊMICA

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Tania Almeida

Mestre em Mediação de Conflitos, Integrante do Painel de Mediadores do CPR – International Institute of Prevention & Resolution. Autora de Caixa de Ferramentas em Mediação

METODOLOGIA

 O conceito de inteligência coletiva, do filósofo Pierre Lévy, aponta que ampliamos exponencialmente nosso conhecimento e aprendizado quando os articulamos com o conhecimento e o aprendizado de outras pessoas com mapas mentais e visão de mundo distintos dos nossos e permeia a metodologia do curso por meio do estímulo à participação ativa em aula, de reflexões e de dinâmicas em grupo.

A consolidação do conhecimento teórico ocorre nas dinâmicas em grupo e na atuação como parte ou como facilitador de diálogo nas práticas simuladas. Os participantes oferecem relatórios a cada final de semana de aulas e seu conteúdo é compartilhado em plenária com a totalidade dos alunos, na semana seguinte.

A tutoria permanente dos docentes responsáveis se faz presente nas exposições teóricas, nos exercícios propostos e nos espaços regulares de consolidação de conhecimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO TEÓRICO

O conteúdo programático do curso teórico está lastreado em três eixos: o processo de Mediação, áreas de aplicabilidade e simulações de casos.

O processo de Mediação

 A primeira fase do curso teórico apresenta a Mediação como método, diferenciando-o de outros meios de resolução de controvérsias, expondo sua estrutura, suas técnicas e procedimentos. Inclui o tema conflito, sua escalada e manejo construtivo, a comunicação não-violenta e o autoconhecimento do mediador, assim como transita pelos aspectos legais e pela multidisciplinaridade da Mediação.

Objetivos

 Conhecer o instituto da Mediação na sua estrutura e

  • Apresentar a Mediação e seus princípios básicos, assim como seu percurso evolutivo, pressupostos teóricos e técnicas.
  • Definir o papel do Mediador e conhecer seu Código de Ética.
  • Percorrer os principais pontos relacionados aos marcos legais (Lei de Mediação e Código de Processo Civil

Áreas de aplicabilidade

 Este segmento do curso teórico oferece uma visão panorâmica da aplicabilidade do instituto em distintos campos da convivência. Aulas e palestras de curta duração se complementam na apresentação de diversos temas, recebendo profissionais que já articulam a Mediação com essas práticas: familiar, empresarial, escolar, nas comunidades, no contexto do agronegócio, socioambiental, nas práticas restaurativas, nas políticas públicas, no campo das práticas colaborativas, da recuperação judicial de empresas e da administração pública, além de particularidades do ambiente virtual.

Objetivos

  • Conhecer algumas das áreas de prática da Mediação.
  • Fazer distinções entre aspectos práticos e procedimentais de cada área e identificar suas particularidades.
  • Conhecer instrumentos ligados às questões coletivas e sua articulação com a Mediação.
  • Visitar as contribuições multidisciplinares ao procedimento.

Simulações

 Concluímos o módulo teórico com a dramatização de casos, articulando a teoria oferecida no primeiro segmento com a aplicabilidade visitada no segundo. Essa articulação teórico-prática, além de preparar para o atendimento de casos reais, oferece concretude ao percurso teórico e se mostra suficiente para alguns profissionais que desejam ampliar habilidades para o diálogo – pessoal e funcional – e não necessariamente atuar como mediadores.

O número de casos elencados para esse momento do curso possibilita que todos os alunos experimentem o lugar de mediadores, mediandos e observadores. Cada uma dessas posições proporciona uma natureza distinta de aprendizagem, destacada nas reflexões que acompanham as simulações.

Objetivos

  •  Articular a prática com o aprendizado teórico do segmento anterior e com leituras teóricas relativas aos temas simulados.
  • Dramatizar as etapas do processo para vivenciar a estrutura e os objetivos de cada momento.
  • Permitir a particular construção do lugar de mediador com base em diferentes inserções – mediador, comediador e observador.
  • Vivenciar, por meio da dramatização de papéis, o lugar das partes envolvidas no conflito, suas angústias e discursos.
  • Auxiliar no aprendizado do manejo de eventuais  impasses e impedimentos éticos.
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Andrea Maia

Sócia da Mediar360 – Gestão Inteligente de Conflitos. Experiência na área de Direito, com ênfase no segmento Empresarial, tendo passado pelo Banco Opportunity e Embraer (societário, contratos nacionais e internacionais).
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Andrea Navarro

Negociadora e mediadora em disputas empresariais, formada em Direito pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, com especialização pela Universidade de Berkeley e atualmente cursando LLM em Resolução de Disputas no Straus Institute for Dispute Resolution da Universidade de Pepperdine
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Augusto de Barros Figueiredo

Master in Business Economics (MBE) pela (UFRJ), mestre em Direito Internacional Privado e do Comércio Internacional pela Universidade de Paris 1 (Sorbonne), mestre em Global Business Law pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris (Science Po) e cursou a Advanced Arbitration Academy for Latin América da ICC Academy.
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Bruna Vian Fetz

Mediadora e conciliadora judicial da 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Rio Verde/GO. Graduada em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Empresarial, Direito do Agronegócio, Meio Ambiente e Desenvolvimento e em Direito Processual Civil Aplicado. Advogada por mais de 10 anos, com atuação predominante para empresas, dentre as quais agroindústrias e produtores rurais. Membro do GEMA – Grupo de Estudos de Mediação, Arbitragem e Agronegócio, da Universidade de Rio Verde.
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Claudia Grosman

Mediadora e consultora empresarial em gestão de conflitos, certificada pelo ADR Group (Londres) e International Mediation Institute (IMI). Integra o painel de mediadores de várias instituições nacionais e do International Institute for Conflict, Prevention & Resolution (CPR).
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Cristina Assumpção

Terapeuta individual, familiar e de casal com atuação em consultório particular. Mediadora de conflitos. Sócia Fundadora do Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa com atuação nas áreas familiar, educacional, Judiciária, comunitária e empresarial. Facilitadora e Capacitadora de Práticas Restaurativas. Integrante da Equipe de Capacitação Justiça em Círculo. Autora de artigos na área

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Daniela Monteiro Gabbay

Sócia-fundadora de Daniela Gabbay Resolução de Conflitos, atua como mediadora e árbitra na área empresarial. É Professora de mediação e arbitragem da FGV Direito SP, Mestre e Doutora pela USP, tendo sido visiting fellow na Universidade de Yale e na LSE. É Fellow no Ciarb e autora de livros e artigos sobre mediação, arbitragem e solução de conflitos.

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Fernanda Guerra Machado

Fernanda Guerra é advogada especializada em Contratos Conscientes®. Idealizadora da SER, aprendizado jurídico, da CASA20, fundadora do escritório Fernanda Guerra Advocacia, Correspondente no Brasil da Cutting Edge Law Enterprise Inc , Professora convidada da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, membro da Plain Language Association International e Clarity International. Redes: @feguerraadv e @ser.elosreais.

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Fernanda Levy

Fernanda Levy é mediadora privada. Sócia-fundadora do D´accord de Mediação e Consultoria em gestão de conflitos. Coordenadora do curso de Formação Executiva em Gestão de Conflitos Corporativos da FGV-SP Doutora em Direito pela PUC/SP

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Flavia Scarpinella Bueno

Mediadora e Advogada. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, Capital. Formação em Mediação pela escola Centro & Mediar, curso extensivo pelo Instituto de Mediação e Arbitragem no Brasil (“IMAB”). Capacitada em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (“IBPC”). Workshop em Dispute Board Resolution pelo Instituto de Engenharia de São Paulo. Curso sobre Práticas Pacificadoras das Relações Familiares na escola da OAB/SP. Curso de Aperfeiçoamento em Mediação Empresarial na escola Centro Mediar & Conciliar. Oficina sobre Escutatória na escola de Empatia. Programa Intensivo de Comunicação Empresarial na ESPM. Atualmente atua como advogada na área de direito ambiental, com ênfase na facilitação de diálogo para resolução estratégica de conflitos, sendo sócia do escritório Savin, Paiva Advogados.

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Glaucia Foley

Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Realizou pesquisas na qualidade de Visiting Scholar junto a Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e a Universidade de Essex (UK). É juíza titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e Coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJDF.
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Marcelo Girade

Sócio-Diretor da M9GC Conflict Resolution Training; Cofundador do Meeting de Negociação; Mediador Certificado ICML/IMI, Formado em Conceitos e Ferramentas do Harvard Negotiation Preject pela CMI Interser.
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Monica Lobo

Psicóloga e pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Terapia Familiar. Membro da equipe multidisciplinar de Práticas Colaborativas atuando como professora em cursos e seminários pelo Brasil.
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Nathália Mazzonetto

Mestre e Doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo, com dedicação à resolução de conflitos como linha de pesquisa. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Especialista em Propriedade Intelectual (PI) pela FGV-Direito/SP. Estudou na Università degli Studi di Milano e na Università Commerciale Luigi Bocconi. Professora da AMBRA University na disciplina de Resolução de Conflitos – Mediação. Advogada e Mediadora capacitada e listada por instituições brasileiras e internacionais. Líder da Task Force de ADR e PI da ICC Global. Coordenadora do GEMEP-CBAr. Participou de projeto piloto junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP para a implementação de política de mediação em casos de empresas em crise (recuperação judicial e falências) no curso do período da COVID-19. Sócia de MommaLaw (www.mommalaw.com).
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Olivia Furst

Advogada especializada em Advocacia Preventiva, Negociação Colaborativa e em Mediação de Conflitos. Vencedora do Prêmio Innovare, em 2013, pelo projeto “Práticas Colaborativas no Direito de Família”. Co-fundadora do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC. Membro e docente certificada da International Academy of Collaborative Professionals – IACP. Mentora e supervisora de grupos de profissionais interessados nos novos paradigmas dos sistemas de justiça. www.oliviafurst.adv.br.

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Paulo Valério Dal Pai Moraes

É Procurador de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Direito Processual Civil (1989) e mestrado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Consumidor, Direito Processual Civil Coletivo e Individual, Direito Ambiental e Direito Público em geral. Também atua como conferencista e capacitador na Área da Negociação e resolução de conflitos e de problemas, com trabalho predominante junto ao setor público. Integra a Comissão de Acompanhamento dos Projetos de Alteração do Código de Defesa do Consumidor e o Conselho Científico do Brasilcon – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, bem como o Conselho Científico da Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumidor. Integra o MPCON – Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor.

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Rafael Alves de Almeida

Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ. LL.M em International Business Law pela London School of Economics and Political Science – LSE. Mestre em Regulação e Concorrência pela Universidade Candido Mendes – UCAM.

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Rafael Fonseca

Rafael Fonseca ministra aulas, cursos e palestras sobre música clássica desde 2005. Foi consultor da Rádio MEC-FM, e apresentador de um programa diário com direção de Arthur da Távola na Rádio Roquette-Pinto. Participou de programas da Rede Brasil e da GloboNews sendo entrevistado como especialista em música clássica. Suas palestras e cursos estiveram nos principais espaços do Rio, como o Theatro Municipal, a Casa do Saber, o Instituto Freud, o Country Club, e o Jockey Club, e em São Paulo no Palácio Tangará, no Instituto Tomie Ohtake e no Museu Lasar Segall. Durante a pandemia, transformou essa atividade num canal no YouTube, o Guia dos Clássicos, onde faz análises estéticas e de contexto histórico das obras musicais, atraindo os admiradores dessa arte a um conteúdo inédito em língua portuguesa, que já conta com mais de 34 mil inscritos. Parte desse conteúdo é replicado em meu perfil do Instagram, onde conto com mais de 12 mil seguidores.
Na área empresarial, as Palestras estabelecendo esse paralelo entre a realização da música orquestral e a gestão empresarial já foram feitas para o VANTO GROUP Strategic Management Consulting Firm, a VTEX Plataforma de e-Commerce, a DASA Diagnósticos da América, o CHN Complexo Hospitalar de Niterói, e a MAISON CHANEL do Brasil e a Norsul Navegação.

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Raylla Andrade

Psicóloga pela USP, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FIA-USP e em Gestão Estratégica de Negócios pela FAAP. Tem formação em Psicossíntese e Facilitação de grupos pelo CPSP (Centro de Psicossíntese de SP), em Mediação de Conflitos pelo Instituto Vertus, em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro, em Comunicação Não Violenta através de diversos cursos nacionais e internacionais e membro da rede Art of Hosting: A arte de anfitriar conversas significativas e colher resultados que importam. Atuou por 10 anos em RH, com destaque para o prêmio Top of Mind RH 2014 como Jovem Talento de RH. Em 2015 deixou sua posição de gerente de RH de uma multinacional de tecnologia (Bionexo) para se dedicar à carreira de consultora em desenvolvimento humano, especialmente, através da Comunicação Não-Violenta em diversos clientes. Professora de MBAs da USP/ESALQ – Piracicaba e da FIA/USP com o tema de Comunicação Não-Violenta e parceira da WYSE International (ONG do Reino Unido afiliada à ONU) na promoção de programas internacionais de desenvolvimento para pessoas que querem encontrar seus talentos e colocá-los a serviço da humanidade. Cocriadora do Conversas Regenerativas, programa de 8 semanas que promove o diálogo à luz da Comunicação Não-Violenta, in company e cursos abertos https://conversasregenerativas.com/.

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Ricardo Castorri

Advogado e mediador capacitado pelo MEDIARE, pela Pepperdine University e pelo Program on Negotiation da Harvard Law School, mestrando em negociação e resolução de conflitos pela Columbia University.

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Samantha Pelajo

Mediadora formada pelo MEDIARE, certificada pelo ICFML e pelo TJRJ (mediadora sênior). Advogada colaborativa nas áreas familiar e sucessória. Doutoranda em Direito pela UFF. Mestre em Sociologia e Direito pela UFF. Mestre em Mediação de Conflitos pelo IUKB.
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Tania Almeida

Mestre em Mediação de Conflitos, Integrante do Painel de Mediadores do CPR – International Institute of Prevention & Resolution. Autora de Caixa de Ferramentas em Mediação.
DATAS E HORÁRIOS
  • Abril: 12, 13, 26, 27

  • Maio: 10, 11, 24, 25

  • Junho: 07, 08, 21, 22

  • Horário: 08:30h às 18:00
    Aulas quinzenais às sextas e sábados

INVESTIMENTO
  • Valor da Inscrição:
    R$ 9.600,00

  • 8x de R$ 1.200,00 no Pix

  • À vista:
    10% de desconto no pix
    5% de desconto no cartão

  • Informações: (21) 99987 5342
    Inscrições: financeiro@mediare.com.br

LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO
  • Aulas online e síncronas via zoom

  • Carga horária: 100h

Depoimentos