O MEDIARE é a primeira organização carioca voltada à prática e ao ensino da Mediação de Conflitos. Fundado em 1997, capacitou ao longo do tempo um Painel Multidisciplinar de Especialistas dedicados ao diálogo de caráter consensual e em especial, à Mediação.
- O aprimoramento permanente – educação continuada – é premissa de participação no Painel de Mediadores MEDIARE. É fomentado, permanentemente, por encontros mensais de estudo (grupos de estudos gerais e específicos) coordenados pelos próprios mediadores.
- A participação nos Grupos de Estudos Genéricos é franqueada aos alunos e a todos os profissionais de mediação que estejam associados ao Instituto MEDIARE. Sua pauta alterna temas específicos dedicados à Mediação de Conflitos e temas outros do campo da Sociologia, Antropologia, Filosofia, Política, Comunicação, dentre outros assuntos que possam ser articulados com o processo de diálogo e a tomada de decisão visando o consenso.
- Os Grupos de Estudo dos Setores Temáticos, também franqueados aos alunos e a todos os profissionais de mediação que estejam associados ao Instituto MEDIARE, dedicam-se a assuntos específicos, tendo por propósito o aprimoramento dos mediadores nas respectivas áreas.
- O Grupo de Educação Continuada – GEC está voltado para profissionais que já concluíram a sua capacitação como mediadores, com objetivo de realização de trocas de experiência e aperfeiçoamento da prática.
- Os supervisores do programa de Capacitação de Mediadores do MEDIARE (Prática Real Supervisionada) reúnem-se periodicamente, tanto para compartilhar situações vividas na prática de ensino quanto para compartilhar leituras, com vistas ao aprendizado e aprimoramento.
- Aos profissionais que finalizam sua capacitação como mediadores é feito o convite para integrarem o Banco de Horas do Instituto MEDIARE – oferta voluntária de carga horária para o atendimento de casos de cunho social e convênios