INTERNA CORPORIS
É tendência no mundo corporativo ampliar sua ótica com relação à competência de seus colaboradores, até então pautada em conhecimento técnico e em experiência – a combinação de conhecimento e experiência fazia sentido no cenário de demanda de resultados a qualquer preço.
A humanização das relações corporativas e a crescente convivência com os algoritmos – se ocupando do que é mecânico/repetitivo, mostraram que as habilidades interpessoais são imprescindíveis nessas cenas. Ambientes tóxicos em termos de convivência não são mais admitidos e a busca por uma ambiência psicologicamente segura, dando voz e admitindo diversidades de distintas naturezas – étnicas, de gênero, convivência de baby boomers e millenials, dentre outras, é norma. O mundo contemporâneo da diversidade, celeridade das mudanças e encurtamento da vida média das ideias conclui que o mix de mind sets agrega valor e cria ideias e soluções mais abrangentes e mais complexas.
Os treinamentos que foquem em habilidade socioemocionais – de comunicação interpessoal, de negociação integrativa de diferenças, de gestão de conflitos, de convivência colaborativa e de tomadas de decisão por consenso são demanda no cenário corporativo. As human soft skills são desejadas para todos os colaboradores – visando a convivência interna e aquela relativa a stakeholders externos. Elas humanizam a convivência, interferem positivamente na negociação diuturna de diferenças, na produtividade e na saúde física e mental.
Um menu de temas é oferecido e ampliado frente ao mapeamento de cada cenário, para que sejam ofertas customizadas às situações particulares e agregadoras de valor.
Depoimentos
“Ter participado da formação em Mediação foi um divisor de águas para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Pessoalmente, reforça a importância do auto-conhecimento e, profissionalmente, identifico um grande potencial no mundo corporativo e de empresas familiares – tanto no management, quanto em Conselhos. A Mediação ainda reforça a importância do lifelong learning, prática essencial num mundo cada vez mais VUCA (volatile, uncertain, complex and ambiguous).”
“As ferramentas e princípios oferecidos pela Mediação podem ser utilizadas no dia a dia das organizações para prevenir conflitos internos e externos. Deveriam ser mais difundidos, independente de sua aplicabilidade imediata, reforçando a governança.”
“Como agentes do cenário empresarial, podemos atuar na criação de soluções de benefício mútuo, desde que tenhamos o mindset de construção de diálogo, como propõe a Mediação.”