A pesquisa, o exercício da prática e da docência ao longo dos anos, em conjunto com equipe multidisciplinar de mediadores e de especialistas, viabilizaram identificar e oferecer processos de diálogo de distintas naturezas e voltados a diversas finalidades, possibilitando a customização de serviços e a prática do desenho de processos de diálogo para situações específicas.
Processo de negociação assistida no qual um terceiro imparcial – com competência técnica e eleito pelas partes – auxilia na identificação de interesses comuns, visando à construção de acordos pautados no consenso e no benefício mútuo. O possível restabelecimento ou aprimoramento da relação negocial entre os envolvidos faz da Mediação o mecanismo de eleição para os desacordos ocorridos em relações cuja preservação no tempo é importante: pessoais, comerciais, de parceria, de parentesco, de trabalho, de contrato, de vizinhança entre outras.
Mais informal do que a Mediação, a Facilitação de Diálogos prescinde do seu ritual e dela utiliza princípios, ferramentas e procedimentos. Na vigência ou frente à possibilidade de desacordos em contextos que envolvam múltiplas partes, a Facilitação de Diálogos viabiliza a identificação de interesses comuns, complementares e divergentes, visando à desconstrução de impasses para o entendimento, ao diálogo produtivo ou à construção consensual de soluções. Pode intermediar segmentos de uma negociação ou otimizar reuniões que incluam a negociação de diferenças e objetivem produtividade ou tomada de decisões.
A Construção de Consenso é um método participativo e inclusivo de elaboração de consenso (convergência e articulação de ideias, interesses, valores ou propósitos) pautado no diálogo, voltado a questões que envolvam múltiplas partes e, consequentemente, múltiplos interesses. O cenário preferencial da Construção de Consenso é o das políticas públicas – questões que necessitem ser articuladas na propositura de normas, projetos, acordos ou ações que visem o benefício e a satisfação mútuos, assim como a preservação das diferenças entre os envolvidos.
Além da Ouvidoria e do RH previamente existentes nas organizações/empresas, um SMC oferece aos colaboradores internos outros canais de diálogo – a exemplo da Mediação – visando ampliar os recursos de resolução de controvérsias. Por meio do treinamento in company, assentado em um programa que privilegie habilidades em comunicação e negociação, além da capacitação de facilitadores de diálogos, um Sistema de Manejo de Conflitos propicia fluidez comunicacional e redução de impasses interativos que interfiram na convivência e na produtividade.
Na vigência de desacordos e concomitante necessidade de obter consenso, um consultor especializado pode auxiliar a parte demandante a identificar os interesses de todos os envolvidos em uma negociação, conflituosa ou não, e a construir alternativas que ofereçam satisfação mútua e atendam aos interesses de todos – soluções “ganha-ganha”.
Processo diagnóstico que se destina à análise sistêmica e multidisciplinar do desacordo, impasse ou conflito e objetiva o mapeamento de seus distintos componentes, tendo por finalidade sugerir o método ou a estratégia de prevenção e resolução que melhor se ajuste à situação. As entrevistas avaliativas precedem as atuações interventivas e didáticas do MEDIARE, visando customizar seu conteúdo e forma à demanda e ao público alvo.