Todas as prestações de serviço incluem uma entrevista avaliativa prévia, para mapeamento da demanda e desenho de atuações customizadas.
Atendimento customizado de executivos que estejam à frente dos diálogos próprios da Governança e dos relativos às novas agendas, atuando em negociações difíceis, administrando mudanças de função e/ou de procedimentos, liderando processos de tomada de decisão ou, ainda, almejando aprimoramento pessoal em soft skills– autoconhecimento, habilidades em comunicação interpessoal, negociação e harmonização de diferenças, gestão de conflitos, tomadas de decisão por consenso, colegiadas ou não.
A Facilitação de Diálogos utiliza recursos da Mediação, dedicando-se a temas operacionais, patrimoniais e administrativo-financeiros (pauta objetiva), assim como a temas relacionais (pauta subjetiva) que atravessam as questões societárias e aquelas das empresas familiares.
Igualmente relevante, o aprimoramento de soft skills para sócios e para integrantes de empresas familiares, especialmente os envolvidos em processos sucessórios, considerando seu trânsito concomitante pelos cenários da gestão, da família e da propriedade, e, eventualmente, focando nas especificidades da sucessão.
Os Conselhos de Administração, Consultivos e de Família, são órgãos dinâmicos compostos por distintos mindsets, que abrigam, por vezes, interesses não convergentes.
A convivência continuada favorece padrões repetitivos de comportamento – patologias de grupo – que podem impactar negativamente pareceres e propósitos, desfavorecendo o mix de ideias, sempre mais complexo e mais abrangente.
Esses cenários colegiados de aconselhamento e tomadas de decisão podem ter sua fluidez e propósitos melhor atendidos quando contam com a facilitação de um terceiro imparcial e independente na coordenação da pauta de determinadas reuniões.
Atuação como terceiro, imparcial e independente, em potencial desavença (caráter preventivo) ou em conflito já instalado – judicializado, arbitralizado (mediation window), ou não. A Mediação (Lei 13.140/15) confere ao acordo o valor de título executivo extrajudicial e viabiliza celeridade, solução customizada por manter o poder decisório com os envolvidos, menor custo emocional e financeiro, assim como preservação da relação social e contratual. Atividade solo ou em comediação (dupla de mediadores), com mediador escolhido pelos implicados ou por mim.
Atividades docentes para empresas e organizações que tenham por objetivo capacitar facilitadores de diálogos/mediadores, ou aprimorar habilidades socioemocionais (soft skills) em suas lideranças – C-Level e demais Executivos, ou em seus stakeholders internos, com vistas a lidarem com questões cotidianas interna corporis ou com as interlocuções que envolvem stakeholders externos – comunicação interpessoal, negociação e harmonização de diferenças, tomadas de decisão colegiadas, ou não, gestão de conflitos, mudanças e adequações transculturais, inclusão e administração de novas agendas, construção de consenso.
Metodologia estruturada para diálogos que impliquem múltiplas partes e distintos interesses, por vezes aparentemente inconciliáveis – qualquer natureza de diálogo envolvendo comunidades em suas questões internas ou nos temas de interface com empresas ou órgãos públicos. Esses são diálogos que ocorrem entre os representantes dos envolvidos e que carecem de facilitação entre eles e, também, entre esses e seus representados.