PRÁTICA REAL SUPERVISIONADA
blank

O curso de Prática de situações reais com supervisão ao vivo 2023 – Prática  Supervisionada – será coordenado pelo MEDIARE em parceria com a CONSENSO, incluindo convênios com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Sua ocorrência será on-line ou presencial, preservando a metodologia MEDIARE e contando com a administração operacional e financeira da CONSENSO.

PRÁTICA DE SITUAÇÕES REAIS COM SUPERVISÃO AO VIVO

É entendimento mundial que a prática de situações reais com supervisão ao vivo deva integrar os programas de capacitação de mediadores. O MEDIARE segue essa premissa e oferece, em modo contínuo, equipes de prática supervisionada.

A entrada neste segmento da capacitação somente pode se dar após a finalização do curso teórico, mas não necessariamente na sua sequência, podendo haver um lapso de tempo entre o término da teoria e o início da prática.

Os convênios com instituições públicas e órgãos não governamentais viabilizam a prática supervisionada dos alunos em capacitação, que ocorre com supervisão presencial ou on-line. Cada supervisor trabalha um grupo limitado de até três alunos e lhes oferece atenção individualizada.

O MEDIARE não condiciona a certificação como mediador ao cumprimento exclusivo da carga horária na prática supervisionada (100h) mas, especialmente e inclusive, ao aprimoramento e aquisição de competências, expressas em uma planilha distribuída para os alunos no início da prática e visitada pelo/a supervisor/a e supervisionando, ao final do atendimento de cada caso.

A cada sessão de atendimento será solicitado relatório que seguirá a orientação do/a supervisor/a, receberá seus comentários e será compartilhado com o restante da equipe, mantendo também na Prática Supervisionada, a metodologia de ensino pautada na inteligência coletiva – a conversa que inclui outros mapas mentais, sobre determinado tema, amplia exponencialmente seu aprendizado.

DURAÇÃO

De ocorrência quinzenal e com duração aproximada de um ano e meio a dois anos – 6h/mês (três horas para cada atendimento) – a Prática Supervisionada é realizada em comediação (sempre que possível com duplas multidisciplinares) e congrega norteadores de atuação compartilhados com cada profissional-aluno antes de sua inscrição, por meio de Apostila própria, distribuída e disponibilizada virtualmente, com vistas a viabilizar adesão às premissas propostas.

Caso haja interesse em realizar a Prática Supervisionada em um espaço mais curto de tempo, dois casos poderão ser atendidos, simultaneamente, segundo a disponibilização de casos pelas entidades conveniadas e das equipes, ocorrendo, preferencialmente, em instituições distintas e com diferentes supervisores, enriquecendo o aprendizado.

SUPERVISORES

blank
blank
Advogada. Especialista em Mediação Familiar e Empresas Familiares. Mediadora na Câmara do Mediare, Mediadora sênior do TJ/RJ e Mediadora Extrajudicial na Co.Labore Mediação.
blank
blank
LL.M in US Law, mestre em ADR, Mediação e Direito de Família pela St. Thomas University School of Law/MN.  Mediadora  junto ao TJ/RJ (Cejusc) e a Câmara Institucional da OAB/RJ. Supervisora de Mediação pelo MEDIARE na DP e no MP do RJ. Autora dos livros “Mediação e Práticas Colaborativa na Alienação Parental” e “Dano Moral por Abandono Afetivo”,Ed. Espaço Jurídico – 2019 e 2015.
blank
blank
Advogada e especialista em Processo Civil, capacitada em Práticas Colaborativas, Mediadora formada pelo MEDIARE e pelo TJRJ. Certificada em Justiça Restaurativa, Processos Circulares e Comunicação Não Violenta. Membro da Comissão de Mediação da OAB/RJ, Mediadora contratada pela Defensoria Pública.
blank
blank
Psicóloga, com especialização em Psicoterapia Sistêmica de Família e Casal. Mediadora e Supervisora do MEDIARE. Docente nos Cursos de pós graduação em Mediação de Conflitos e Terapia de Família da AVM – Universidade Cândido Mendes. Docente na Pós em Mediação de Conflitos da Universidade Católica de Petrópolis. Mediadora Senior do TJRJ. Ex-Coordenadora, Mediadora e Supervisora da Comissão de Mediação da OAB-RJ. Membro da equipe criadora e coordenadora das oficinas de parentalidade “Escola de Família” e “Bem me Quer” no TJRJ. Palestrante em inúmeras instituições. Mãe e avó
blank
blank
Mediadora de Conflitos, capacitada pelo MEDIARE e com formação teórica pela Harvard Law School; facilitadora de CNV; Advogada, graduada pela UERJ; pós-graduada pela FGV/RJ
blank
blank
Graduado em Direito. Pós-Graduado e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Formação plena em Mediação de Conflitos pelo Mediare. Mediador da Câmara MEDIARE, do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), da Câmara da Associação de Comércio Exterior do Brasil – CAAEB, da Câmara FGV-RIO, do Tribunal de ética e Disciplina e da Câmara Privada da OAB/RJ e do CEJUSC da Comarca da Capital RJ – Varas Empresariais, Cíveis e de Família. Experiência em gestão empresarial, em marketing de serviços, e em mediação judicial e privada. Docente e consultor em prevenção e resolução de conflitos.
blank
blank
Psicóloga, Terapeuta de família e casal. Certificada pelo MEDIARE (1998) e TJRJ. Formação em Práticas Colaborativas junto a famílias. Em especial se dedica à Mediação Familiar, Escolar e Comunitária.

blank

OBJETIVOS
  • Aprimorar e adquirir habilidades para atuar como mediador ou como terceiro imparcial na facilitação de diálogos.

  • Identificar um estilo pessoal de atuação e aprimorá-lo.

  • Vivenciar, no espaço protegido da supervisão, as etapas do processo de Mediação, seus procedimentos e impasses.

  • Aprimorar habilidades para atuação em dupla (interdisciplinar, preferencialmente) e em equipe.

  • Articular uma base teórica pertinente a cada tipo de caso atendido.

  • Promover estudo de casos e identificar a possibilidade de generalização do aprendizado.

  • Capacitar-se como mediador de conflitos.

LOCAL, DATAS E VALORES
  • Tempo estimado de duração:
    De ocorrência quinzenal e com duração aproximada de um ano e meio a dois anos – 6h/mês (três horas para cada atendimento)

  • Horário:
    Variável, de acordo com local e equipe disponibilizados

  • Local:
    Quando realizada presencialmente, ocorre nas Instituições públicas conveniadas (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro), de acordo com a origem do encaminhamento.

  • Valor:
    R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) por hora de supervisão – considera-se somente a carga horária de atendimento em campo e não a carga horária de trabalho on-line dedicada aos relatórios e à interlocução remota com os/as supervisores/as.

  • Inscrição:
    consenso@mediare.com.br
    ou 21 98800-2900

blank

Depoimentos