A Mediação
A Mediação deve ser recurso primeiro para resolução de conflitos nas situações que envolvam relações continuadas no tempo e a necessidade de negociar diferentes interesses com base no consenso. É processo confidencial e voluntário no qual a responsabilidade pela construção das decisões cabe aos envolvidos. Diferentemente da Arbitragem e da Resolução Judicial – situações que transferem a decisão a um terceiro – a Mediação mantém o poder decisório com os mediandos.
Recursos Técnicos
Os recursos técnicos da Mediação – de comunicação interpessoal, negociação integrativa e tomadas de decisão por consenso – são utilizados na prevenção, negociação e resolução de controvérsias e possibilitam que relações continuadas no tempo – empresariais, comerciais, familiares, comunitárias, de trabalho, contratuais – fiquem preservadas após o término do procedimento.
O Mediador
O mediador é um terceiro com capacitação especifica que atua com imparcialidade e independência, facilitando a comunicação e a negociação entre pessoas físicas ou jurídicas, sem intervir ativamente nas decisões; os envolvidos permanecem autores da solução de seus desacordos o que contribui para a sustentabilidade do consenso. Mediadores atuam com o objetivo de auxiliar na identificação de interesses comuns, complementares e divergentes, assim como na ampliação de alternativas de benefício mútuo para a resolução dos impasses. Suas intervenções contribuem para a transformação positiva das relações, possibilitando reduzir ou dirimir o conflito e construir acordos sustentáveis no tempo.
Principais Benefícios
Dentre os principais benefícios da Mediação, destacam-se: celeridade e eficácia de resultados; soluções customizadas e de benefício mútuo; redução do desgaste emocional e do custo financeiro; garantia de privacidade e sigilo; redução da duração e da reincidência de litígios; melhoria da comunicação e aprendizado para negociações futuras.
Aplicabilidade
Sua aplicabilidade abrange todo e qualquer contexto de convivência capaz de produzir desavenças: empresas, famílias, comunidades e instituições; impasses políticos e étnicos (nacionais e internacionais); questões ambientais, trabalhistas e comerciais (locais ou dos mercados comuns). As relações de qualquer natureza podem beneficiar-se da Mediação.
Depoimentos
“Sensibilidade, reflexão e diálogo. O objetivo maior é fazer com que as pessoas em litígio ou potencial litígio possam construir solução mutuamente satisfatória.”
“A Mediação é uma ferramenta-chave para o mundo empresarial. A partir deste curso, me sinto mais preparada para lidar com divergências e principalmente para propor um ambiente mais colaborativo e propositivo.”