O Projeto Corredor Ecológico da Serra Geral de Santa Catarina – CESG – SC é ideia pioneira no Estado e tem por propósito criar uma área de Produção de Natureza que sirva como exemplo da chamada Economia Reparadora, por meio de um corredor de biodiversidade socioambiental autossustentável.
Uma parceria inicialmente formada por produtores rurais, empresas, universidade, governos estadual e municipal e órgãos governamentais e não-governamentais, regida por uma carta de princípios assinada em 31.01.2022, consonante com o que preconiza a Década da Restauração de Ecossistemas promovida pela Organização das Nações Unidas – ONU, articula ideias e ações que visam desde a proteção de mananciais de água à educação ambiental nas escolas. Dez municípios integrantes do CESG – SC se propõem a uma atuação sinérgica que cuide tanto do desenvolvimento econômico quanto de pesquisas sobre a flora e a fauna locais, assim como da preservação ambiental.
O Decreto Estadual 2.367/2022, publicado no Diário Oficial em 22 de dezembro de 2022, estendeu o CESG – SC por 1.519 km, incluindo 46 municípios e instituindo o Corredor Ecológico Caminho das Nascentes, voltado a conservar a biodiversidade e a recuperar áreas degradadas.
O MEDIARE foi convidado pela Reserva Araponga a participar do CESG – SC e aceitou de pronto a parceria, movido por seu interesse em Projetos Socioambientais e oferecendo sua expertise em Processos de Diálogos. A Reserva Araponga teve a iniciativa de promover o Corredor Ecológico para servir de piloto e estimular outras iniciativas.
O CESG – SC é um típico Projeto que envolve múltiplas partes e, naturalmente, múltiplos interesses, que necessita do diálogo para se tornar viável e perene no tempo. O MEDIARE é parceiro voluntário no Projeto, e se mantém disponível, tempo integral, para mapear, desenhar e facilitar o diálogo entre todos os seus integrantes, visando contribuir para a sua sustentabilidade.