PROGRAMA DE APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DE MEDIAÇÃO

O Programa de Aprimoramento da Prática de Mediação visa atender a uma demanda identificada ao longo do tempo: a de oferecer o modelo de prática real supervisionada do MEDIARE para profissionais-alunos que não realizaram sua capacitação teórica conosco.

O PROGRAMA

Mantendo a mesma metodologia e os mesmos supervisores, o participante do programa integrará as equipes regulares de prática supervisionada dos alunos MEDIARE, após período de 12 h (doze horas) de alinhamento teórico conduzido pelos próprios supervisores — 8 horas de teoria e 4 horas de simulação.

Nas 8 horas de alinhamento teórico serão oferecidos:

  • O passo a passo de atendimento da metodologia MEDIARE
  • Os norteadores éticos que parametrizam o atendimento

As 4 horas de simulação serão ocupadas da seguinte maneira:

  • 2 h (duas horas) de simulação de caso, atuando como mediador em comediação, modelo-padrão do atendimento MEDIARE
  • 2 h (duas horas) de simulação, atuando como parte ou como observador

As simulações contarão com a supervisão de Tania Almeida.

REQUISITO

  • Apresentar certificado de conclusão de capacitação teórica em Mediação, realizada em território nacional, com carga horária mínima de 40 h (quarenta horas)

METODOLOGIA

Após a finalização do alinhamento teórico, o profissional-aluno deverá ocupar vaga em uma das equipes regulares de supervisão do MEDIARE. Cada equipe conta com até 3 (três) alunos, e sua permanência no programa terá carga horária de 50 h (cinquenta horas).

No ingresso na equipe de prática, o profissional-aluno ocupará, inicialmente, o lugar de observador e, posteriormente, o de comediador. Haverá produção de relatório a cada atendimento, seguindo a orientação do(a) supervisor(a) responsável, bem como troca de relatórios entre os demais membros da equipe. Todos os relatórios são comentados pelo(a) supervisor(a) responsável e constituem objeto de estudo para a equipe dedicada ao caso.

Ao término das 50 h (cinquenta horas) de prática supervisionada, o profissional-aluno agendará entrevista de feedback com o(a) supervisor(a) responsável, com vistas a conhecer sua percepção sobre a atuação, aprimoramentos realizados e aspectos a manter como objeto de cuidado.

Após a entrevista de feedback, será conferida declaração de participação no Programa de Aprimoramento da Prática de Mediação, com a carga horária explicitada.

SUPERVISORES

blank
blank
Advogada. Especialista em Mediação Familiar e Empresas Familiares. Mediadora na Câmara do Mediare, Mediadora sênior do TJ/RJ e Mediadora Extrajudicial na Co.Labore Mediação.
blank
blank
Mediadora de Conflitos, capacitada pelo MEDIARE e com formação teórica pela Harvard Law School; facilitadora de CNV; Advogada, graduada pela UERJ; pós-graduada pela FGV/RJ
blank
blank
Graduado em Direito. Pós-Graduado e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Formação plena em Mediação de Conflitos pelo Mediare. Mediador da Câmara MEDIARE, do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), da Câmara da Associação de Comércio Exterior do Brasil – CAAEB, da Câmara FGV-RIO, do Tribunal de ética e Disciplina e da Câmara Privada da OAB/RJ e do CEJUSC da Comarca da Capital RJ – Varas Empresariais, Cíveis e de Família. Experiência em gestão empresarial, em marketing de serviços, e em mediação judicial e privada. Docente e consultor em prevenção e resolução de conflitos.
blank
blank
Psicóloga, Terapeuta de família e casal. Certificada pelo MEDIARE (1998) e TJRJ. Formação em Práticas Colaborativas junto a famílias. Em especial se dedica à Mediação Familiar, Escolar e Comunitária.
OBJETIVOS
  • Aprimorar e adquirir habilidades para atuar como mediador ou como terceiro imparcial na facilitação de diálogos.

  • Identificar um estilo pessoal de atuação e aprimorá-lo.

  • Vivenciar, no espaço protegido da supervisão, as etapas do processo de Mediação, seus procedimentos e impasses.

  • Aprimorar habilidades para atuação em dupla (interdisciplinar, preferencialmente) e em equipe.

  • Articular uma base teórica pertinente a cada tipo de caso atendido.

  • Promover estudo de casos e identificar a possibilidade de generalização do aprendizado.

LOCAL, DATAS E VALORES
  • Datas & Horários:
    Alinhamento teórico
    Aulas:
    Março de 2026 (de segunda a quinta): dias 16, 17, 18, 19, das 08:00 às 10:00h

    Prática simulada:
    ⁠Março de 2026 (sexta-feira): dia 20, das 08:00 às 12:30

    Prática de casos reais:
    Variável, de acordo com local e equipes disponibilizados / escolhidos

  • Local, investimento financeiro e inscrição
    Presencial ou on-line, ocorre com casos encaminhados pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro

    • 12 h de alinhamento teórico: R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), divididos em três parcelas mensais.
    • Prática supervisionada: R$ 200,00 (duzentos reais) por hora de supervisão – considera-se somente a carga horária de atendimento em campo e não a carga horária de trabalho on-line dedicada aos relatórios e à interlocução remota com os/as supervisores/as.

    Inscrição:
    supervisao@mediare.com.br

Depoimentos