O Projeto Mediação para Todos está dedicado à divulgação da prática do diálogo no cotidiano e como meio de busca de entendimento nas divergências e nas negociações de diferenças.

Além de palestras e seminários, oferece o atendimento social da Mediação e da Facilitação de Diálogos para todos que participem desses espaços de aprendizagem.

    o "Termo de Autorização de Uso MEDIARE: Cessão de Imagem e Tratamento de Dados Pessoais", bem como com a "Política de Privacidade do MEDIARE”.

    Informamos que a finalidade dos dados aqui solicitados está circunscrita ao registro institucional, visando comunicação relativa à atividade ora solicitada e serão armazenados em nossa rede MEDIARE de computadores, eventualmente em papel, e armazenamento em nuvem por 05 anos, quando haverá descarte coerente com o meio utilizado para o armazenamento.

    O Diálogo Produtivo é o meio utilizado para efetivar os métodos autocompositivos, assim como levar a termo as negociações e tomadas de decisão do cotidiano (pessoal ou funcional) que visem legitimidade e articulação de diferenças, o consenso e o benefício mútuo.

    Especialmente porque a contemporaneidade prestigia a diversidade e a celeridade nas tomadas de decisões e está caracterizada pela velocidade das mudanças e pelo encurtamento da vida média das ideias, o diálogo foi resgatado como instrumento primaz de negociação de diferenças e busca de consenso.

    Habilidades para o diálogo – soft skills, são recursos indispensáveis para este cenário que também contará com os algoritmos como realizadores de tarefas repetitivas, requisitando dos humanos habilidades socioemocionais para o que será seu principal diferencial – as relações interpessoais.

    Neste ano de 2021, o MEDIARE está buscando duas naturezas de parceria para efetivar os objetivos geral e específicos do Projeto Mediação para Todos: (i) o corpo discente de todas as graduações de ambientes universitários, de forma a interferir positivamente nessa segunda etapa acadêmica de formação dos sujeitos; e (ii) entidades que atuem com minorias socioeconômicas e culturais ou minorias caracterizadas pela vulnerabilidade, de maneira a ampliar nesses grupos habilidades para o diálogo produtivo.

    Objetivo geral

    Neste ano de 2021, o MEDIARE está buscando duas naturezas de parceria para efetivar os objetivos geral e específicos do Projeto Mediação para Todos: (i) o corpo discente de todas as graduações de ambientes universitários, de forma a interferir positivamente nessa segunda etapa acadêmica de formação dos sujeitos; e (ii) entidades que atuem com minorias socioeconômicas e culturais ou minorias caracterizadas pela vulnerabilidade, de maneira a ampliar nesses grupos habilidades para o diálogo produtivo.

    Objetivos específicos

    1. divulgar o instituto da Mediação e a Facilitação de Diálogos como recursos de entendimento e de negociação de diferenças;
    2. contribuir para a identificação do diálogo como melhor cenário de negociação para questões pessoais, funcionais e profissionais;
    3. expandir habilidades para o diálogo produtivo (aquele que ganha eficácia), compartilhando com os participantes das palestras/seminários algumas ferramentas de comunicação, negociação, tomadas de decisão e gestão de conflitos.

    As palestras (2h) e os seminários (4h) serão o veículo para a efetivação do Programa Mediação para Todos, e terão seu programa adequado ao público participante, contando com quatro eixos temáticos básicos:

    • os conflitos são boas oportunidades para fazer mudanças;
    • as questões do cotidiano podem ser resolvidas pelo diálogo, reservando sua judicialização como recurso derradeiro;
    • as diferenças podem ser administradas pela busca de consenso e de soluções de benefício mútuo;
    • as tomadas de decisão e a gestão de conflitos exigem dialogantes ou terceiros facilitadores com habilidades

    O Projeto Mediação para Todos contará com a coordenação de Tania Almeida, que atuará como palestrante e docente em suas edições iniciais. Sua continuidade contará com a participação do Banco de Horas do Instituto MEDIARE.

    Currículo da docente responsável e Coordenadora do Projeto, Tania Almeida

    Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-Graduada em Neuropsiquiatria, Psicanálise, Sociologia e Gestão Empresarial. Short Term Consultant da Equipe de Mediação do Internal Just System do Banco Mundial (2010-2020). Accredited Mediator do Center for Effective Dispute Resolution CEDR e do IMI International Mediation Institute e do CPC International Institute for Conflict Prevention and Resolution. Mediadora Avançada do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML. Mediadora Sênior do TJ RJ – Docente, Consultora e Pesquisadora em Mediação de Conflitos e em Facilitação de Diálogos. Sócia Fundadora do MEDIARE e coordenadora dos seus Programas de Docência. Coordenadora dos Programas de Prática Supervisionada do MEDIARE nos Convênios com o TJ RJ, com a DP RJ e com o MP RJ. Diretora de Mediação do CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, tendo participado da Comissão Redatora do Código de Ética e do Regulamento Modelo para a prática da Mediação (1997). Integrou a Equipe de Especialistas da Secretaria da Reforma do Judiciário para redigir o Marco Legal Brasileiro para Mediação. Autora do livro “Caixa de Ferramentas em Mediação – aportes práticos e teóricos”. Coorganizadora do livro “Mediação de Conflitos para Iniciantes, Praticantes e Docentes”. Autora de artigos publicados em livros nacionais e estrangeiros, periódicos e sites.

    http://lattes.cnpq.br/2031266502707890