Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A experiência iniciada em 1998, por ocasião do primeiro curso de capacitação em Mediação de Conflitos coordenado pelo MEDIARE, vem sendo ampliada com excelência ao longo do tempo.

Cursos, seminários e workshops, ocorridos no Rio de Janeiro e em outros Estados da Federação, focando a Mediação de Conflitos e a Ampliação de Habilidades para o Diálogo e para a Prática Conciliatória têm sido ministrados para públicos ecléticos.

Sem restrições a profissões de origem, a capacitação em Mediação de Conflitos pode ser articulada com todas as áreas do conhecimento e inclui um segmento básico teórico com prática simulada e outro de prática de situações reais com supervisão ao vivo.

No MEDIARE o critério de prontidão em Mediação privilegia o aprimoramento e a aquisição de competências e não apenas um cumprimento restrito da carga horária estabelecida para a capacitação.

Um programa de formação de docentes e de supervisores integra o setor e dá sustentabilidade acadêmica ao quadro de profissionais que o compõem. A Educação Continuada perpassa a formação MEDIARE por meio de grupos de estudos geral e temáticos, seminários e workshops periódicos.

Cada setor temático de atuação do MEDIARE coordena um grupo de estudos dedicado aos temas da área e se articula com o Setor de Docência, oferecendo conhecimentos específicos para iniciantes e praticantes da Mediação.

Cursos informativos sobre variados temas ligados à prática e à sustentabilidade dos diálogos podem igualmente ser oferecidos a diferentes públicos, em diversos contextos.

Pautado na customização de todas as ofertas docentes, o MEDIARE precede suas atuações na área com entrevistas avaliativas que visam identificar a demanda, o público-alvo e os objetivos específicos de cada solicitação.

Treinamentos e cursos institucionais ou in company compõem o espectro de atuação do setor de docência do MEDIARE, que através de simulações complementa a articulação teórico-prática, ilustrando situações específicas do cotidiano do público demandante.

Capacitação de mediadores

Cursos teóricos básicos são oferecidos semestralmente. Para os interessados em atuar como mediadores é disponibilizado o atendimento de casos reais com supervisão ao vivo: Módulo Prático, viabilizado por convênios com instituições públicas e associações. Este ocorrerá sob demanda, após o término do  Módulo Teórico.

Cursos, palestras, seminários, workshops

Com distintas possibilidades de carga horária e  composição programática, são disponibilizadas atividades docentes customizadas para demandas específicas.

Capacitação de docentes e supervisores

Formatada com base no aprimoramento e na aquisição de competências relacionais, acadêmicas e didático pedagógicas essa capacitação garante a excelência do quadro de professores e pode ser levada para instituições que se interessem pelo tema.